Macetes de Mãe

Você sabe como prevenir a obesidade infantil?

como prevenir a obesidade infantil

Obesidade infantil é um assunto sério e já falamos disso AQUI. Atualmente, a nutrição dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais. No entanto, às vezes a gente cobra bons hábitos alimentares dos pequenos quando nós mesmos passamos o dia pulando refeições e a noite se acabando na caixa de bombons. Como a criança aprende muito mais observando o que fazemos do que nos ouvindo, podemos, sem querer, ensinar nossos filhos a comer errado.

Desejamos (e cobramos) bons hábitos alimentares dos pequenos, mas e nós? Estamos dando o exemplo? Quando o assunto é obesidade infantil, o nosso papel é fundamental! Mas como prevenir a obesidade infantil?

Recebi um material da Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde a Dra. Wylma Hossaka, pediatra do hospital, compartilhou 4 dicas para evitar a obesidade infantil

Você sabe como prevenir a obesidade infantil?

A obesidade infantil vem se tornando motivo de preocupação em todo o mundo e já é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes nos consultórios pediátricos. Ocorre tanto em regiões urbanas como rurais e em países desenvolvidos e em desenvolvimento. De acordo com Wylma Hossaka, pediatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, todo evento que acontece com o indivíduo na vida intrauterina e na lactação pode ter repercussões na vida adulta. Isso é chamado de programação metabólica e é um dos eventos responsáveis pelo desenvolvimento da obesidade infantil.

Durante a gestação é possível checar a predisposição das crianças para a obesidade na vida adulta e as consequências como diabetes e hipertensão. “As condições pré-natais como obesidade materna e/ou ganho de peso materno excessivo na gestação são fatores de risco para diabetes e obesidade. Além disso, bebês pequenos no nascimento, com baixa estatura e ganho de peso excessivo no primeiro ano de vida têm mais chance de se tornarem obesos na vida adulta”, afirma a médica.

Para prevenir a obesidade infantil seguem quatro dicas da especialista da BP:

1 – Aleitamento materno

O aleitamento materno protege contra a obesidade e para cada mês que o bebê é amamentado após o sexto mês de vida há um aumento de 4,5% na chance de não ser obeso na vida adulta. Cabe aos pediatras observar os fatores predisponentes, monitorando o ganho ponderal e orientando na alimentação dos pequenos, pois é na primeira infância que se criam as primeiras memórias do paladar. “Essas memórias fazem com que as crianças apreciem mais alimentos que tiveram contato nesse período, levando a hábitos alimentares mais saudáveis”.

2 – Prática de exercícios físicos

Familiares e escolas devem estimular a socialização com brincadeiras, além de atividades físicas e esportivas para que desde cedo as crianças tomem gosto, levando o hábito para a vida.

3 – Introdução alimentar correta

A introdução alimentar é um dos fatores de sucesso contra a obesidade. É fundamental evitar a oferta precoce de alimentos indevidos para a idade como açúcares antes dos dois anos.

4 – Cuidado constante com a alimentação

Oferecer uma alimentação balanceada, rica em legumes e vegetais e não ingerir fast-food, frituras, doces e bebidas calóricas é imprescindível para evitar a obesidade infantil.

Fonte: esse post foi produzido a partir do material recebido pela assessoria de imprensa da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Sair da versão mobile