Categorias: colunas | Cuidados/Saúde

Vitamina D para crianças: quando suplementar?

Compartilhe:
pin it

É muito comum ser receitado vitamina D para crianças. Mas Você sabe o motivo e quando suplementar?

No post de hoje, a nossa colunista, a farmacêutica Silmara Spinelli, explica a importância da vitamina D em época de pandemia. Leia e entenda!

Vitamina D para crianças: quando suplementar?

Os benefícios da suplementação de vitamina D vêm sendo amplamente pesquisados. Um estudo de meta-análise avaliou o uso prolongado de vitamina D, por mais de três anos e verificou uma associação eficaz da suplementação na prevenção da mortalidade geral. A Vitamina D estimula a imunidade inata adquirida e regula a imunidade como um todo, ou seja, é uma vitamina muito importante neste momento em que temos uma pandemia causada por um vírus que ataca nosso sistema imunológico.

Em crianças, um dos principais benefícios da suplementação da vitamina D é evitar o raquitismo, que é a fase avançada do estado de deficiência durante o crescimento. Mas, neste momento, a suplementação de vitamina D seria também um ajuste para melhorar a imunidade das crianças.

A luz do sol transforma a provitamina D em vitamina D3 na pele. Como parte da dieta, a vitamina D é encontrada no leite, em peixes gordos, óleo de fígado de bacalhau e, em menor escala, em ovos. No Brasil, vários produtos, como pão, biscoitos e leites, são frequentemente enriquecidos com vitamina D.

Leia também: como esta o seu estoque de vitamina D?

A deficiência de vitamina D pode ser causada pela baixa exposição ao sol, o que com certeza está acontecendo por conta da pandemia. isto combinado com a falta de alimentos com vitamina D fortificada ou má absorção intestinal.

A dieta recomendada para a vitamina D

A dieta recomendada para a vitamina D é de:

  • 600 Unidades Internacionais (UI) para adultos até os 70 anos de idade;
  • para crianças, a dieta é de 400 UI.
  • A suplementação de vitamina D em bebês não amamentados, bem como as crianças mais velhas que estão ingerindo 1L/ dia de leite, que não tenha fórmula infantil fortificada com vitamina D, devem receber prescrição de suplemento de 400 IU / dia.
  • Outras fontes alimentares de vitamina D, tais como alimentos enriquecidos, devem ser incluídas na ingestão diária de cada criança.

A suplementação deve prevenir a deficiência de vitamina D. Crianças e adolescentes devem ser incentivados a adotar hábitos alimentares saudáveis e estilo de vida adequado. Incluindo o consumo de alimentos fontes de vitamina D (por exemplo, peixes marinhos) e a prática de atividades ao ar livre associadas à exposição solar segura.

Veja mais!