Entretanto, apesar do forte trabalho de divulgação realizado pelo governo, informando sobre a importância da imunização, locais de vacinação, público que poderá recebê-la gratuitamente, entre outros, ainda há diversas dúvidas pairando no ar: A vacina é realmente segura? Ela não causa gripe? A vacina dada em postos de saúde e clínicas particulares é igual? Pessoas gripadas podem tomá-la? Entre outras…
Sabendo que há tantas perguntas ainda não respondidas e tendo visto pessoalmente o desespero de alguns pais que foram surpreendidos com a notícia de que o filho poderia estar infectado com o vírus da gripe H1N1 (estive num pronto socorro na semana passada e vi dois bebês passando por exames para identificar a doença), achei melhor abordar esse assunto aqui no blog e trazer a resposta a algumas dúvidas muito comuns.
Eu tomei a vacina e também vacinei o Léo antes mesmo da campanha do governo começar (tomamos em clínica particular) e posso garantir que ela não traz grande dor ou desconforto no momento da aplicação nem nos causou nenhum tipo de reação depois.
Já fizemos, já estamos protegidos, e agora circulo por aí segura de que contra a gripe N1H1, gripe tipo B e gripe N3H2 estamos protegidos.
Bom, para tentar colaborar um pouco na conscientização sobre a importância da vacinação contra a gripe e ajudar algumas pessoas ainda em dúvidas a se decidirem por tomá-la eu trago abaixo um apanhado de perguntas e respostas a respeito desse assunto.
DÚVIDAS FREQUENTES:
A partir de seis meses de idade.
A vacina protege contra quais tipos de gripe?
A vacina é trivalente, protege contra as gripes H1N1, Tipo B e H3N2.
Tem alguém que não pode tomar a vacina?
Sim, bebês com menos de seis meses de idade, pessoas com alergia severa a ovo e a Merthiolate.
Quem toma a vacina não terá nenhum tipo de gripe ou resfriado?
Na verdade não. Ela protege apenas contra os três tipos de gripe descritos acima. O bebê, criança ou pessoa imunizado poderá apresentar outros tipos de gripe (mais amenos) e também resfriados. Mas estará protegido contra as três gripes mais fortes e perigosas.
Então como evitar esses outros tipos de gripe e resfriado?
Lavando bem as mãos com frequência e cobrindo o rosto ao tossir ou espirrar.
Onde tomar a vacina contra a gripe?
Em postos de saúde, a vacina está sendo aplicada, gratuitamente, até o dia 26 de abril, em bebês de seis meses a dois anos de idade, em gestantes, mulheres em período pós parto (até 45 dias), idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, índios e profissionais da saúde. Em clínicas particulares, a vacina estará disponível para todos os públicos (acima de seis meses de idade) até o fim dos estoques. Neste último caso, a vacina é paga e o valor varia de clínica para clínica.
Tem diferença entre a vacina de posto de saúde e a aplicada em clínicas particulares?
Não. Tanto a vacina aplicada em postos de saúde quanto a aplicada em clínicas particulares é trivalente, protegendo contra as cepas H1N1 (gripe suína), Tipo B e H3N2.
É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação para tomar a vacina?
Não, mas o documento é necessário para atualizar outras vacinas do calendário anual. Para quem não apresentar a caderneta no momento da aplicação da dose, será feito outro cartão para o registro, que deve ser guardado para comprovar o histórico vacinal.
Em crianças com menos de nove anos a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de trinta dias entre elas. Acima dessa idade, a dose é única.
Quem está gripado pode tomar a vacina?
Sim, se não estiver com febre.
A vacina pode causar gripe?
Não, pois o vírus usado para produzi-la é inativado.
Esqueci de tomar a vacina / esqueci de dar a vacina no meu filho. Posso tomar/ dar depois?
Não em postos de saúde (pelo SUS). Depois da campanha, só serão vacinados os presidiários e indivíduos que apresentem problemas de saúde específicos. Clínicas as privadas poderão oferecer a vacina a toda população – inclusive para quem não faz parte do grupo prioritário – desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Quanto tempo ela demora para fazer efeito?
Aproximadamente, após duas semanas, quem tomou a vacina já estará imunizado.
Ela dá alguma reação?
Ela pode causar as reações normais de qualquer vacina: dor local e febre até 48h após a aplicação.
A sua eficácia dura por quanto tempo?
A eficácia da vacina costuma durar por um ano.
Entenda as diferenças entre gripe e resfriado:
Imagem: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-pelo-pais-comeca-amanha.html |
- Hospital Albert Einstein
- http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/04/20/postos-de-saude-abrem-neste-sabado-para-vacinacao-contra-a-gripe.htm
- http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/04/19/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-sera-reforcada-neste-sabado-20
- http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-pelo-pais-comeca-amanha.html
Veja outros posts similares: