Categorias: Amamentação

Uma história para as mães que não amamentaram

Compartilhe:
pin it
Quero contar uma história para as mães que não amamentaram / não amamentam. A minha história.
Eu não amamentei o Leo. Bom, pelo menos não da forma que eu gostaria. Foram só 2 meses e meio e todo esse tempo complementando com sonda, mamadeira, copinho e por aí vai. Frustração rolou solta. Foi necessário terapia. Mas enfim, tempo passou.

Uma história para as mães que não amamentaram

Eu e o Leo criamos vínculo, apesar de uma mamadeira no meio de nós (era meu medo 1) e cresceu mega saudável (meu medo 2).

Agora pula para o sábado passado, dia 04 de dezembro de 2021 (há quase um ano) quando fiz uma oficina – eu e e Leo – com a @monicapessanhapsi.

Nessa oficinal, uma das atividades que tivemos que fazer juntos foi montar um varal de fotos. Eu escolhia as fotos que levaria, de momentos de nós dois juntos e, na hora, contando histórias sobre cada foto a gente ia montando o varal juntos. Deixei o Leo escolher as fotos e ir prendendo conforme ele preferia. Foi um momento forte, intenso, profundo. Ele ouviu atento as minhas palavras engasgadas contando detalhes sobre uma e outra cena (eu só contava a história depois dele escolher a foto sobre a qual queria ouvir).

Agora querem saber? Leo escolheu as fotos por ordem crescente de preferência, deixando, para o final, a foto que ele mais gostava. E sabem qual foi ela? Essa foto aí do feed, a ÚNICA foto que eu tenho dando mamadeira para o Leo, porque eu sempre morri de dor, culpa, vergonha disso e nunca quis mostrar (dava mamadeira escondida) ou registrar.

E sabe o que eu tiro disso tudo???

Que o que o Leo lembra – inconscientemente, no meu interpretar – ao observar essa foto (e que o fez coloca-la em lugar de honra) foi o amor que sempre esteve envolvido nesse momento e nesse gesto.

Eu não dei peito por 6, 12, 24 meses. Mas eu dei colo, aconchego, amor, dedicação e até lágrimas. De dor e de emoção. E é disso que o Leo lembra. É isso que verdadeiramente importa.

@monicapessanhapsi, obrigada por esse momento. Saio curada dessa experiência de uma vez por todas. De uma foto que viveu escondida por aí, ela virou uma das minhas favoritas.

Mães que tiveram ou estão tendo dificuldade em amamentar, guardem essas palavras. Fiquem bem, não se culpem e amem. Muito. Isso é o que mais importa.

Veja mais!