Mamães, o post de hoje aqui na Coluna Arquitetura e Decoração é muito especial. :-) Através dele, vocês vão conhecer o quartinho do Caê, que foi pensado e planejado com muito carinho por mim, pela Michelle Mariotto (arquiteta e autora dessa coluna) e pela Daniela Parzianello (também arquiteta e sócia da Michelle na Midáideia).
A Michelle conta e mostra em detalhes para vocês o que eu tinha em mente, o que elas ofereceram como solução e o resultado final ao qual chegamos.
Espero que curtam assim como eu estou curtindo.
Um projeto, uma história. Ou, “O quarto do Caetano!”
Por Michelle Mariotto
Uma das faces mais bacanas da minha profissão é que ela me torna uma compartilhadora de histórias. Cada novo projeto é uma história de vida. Uma nova família com suas vivências, hábitos, costumes, manias… No meu caso, em particular, muitos dos novos projetos significam também o desabrochar de uma nova existência. Literalmente falando, quando penso na chegada do bebê, e figurativamente, se considerar o impacto desse acontecimento na vida da família – especialmente da mãe!
A história de hoje é sobre o quarto de um menininho e uma mamãe já bastante conhecidos de vocês, leitoras do Macetes de Mãe. Com vocês, o quarto do Caetano!
Esse projeto nasceu um pouquinho tardiamente. A gravidez já datava de quase cinco meses a primeira vez que eu e a Shirley falamos sobre o assunto. E como por aqui missão dada e aceita é missão cumprida, lá fomos nós.
Como se tratava de um quarto de bebê, seria, obviamente, um projeto para o Eu e meu Bebê . Mas, como a ideia da Shirley era “reciclar” os móveis e alguns objetos que tinham sido do Léo, o projeto tinha muito o perfil do Midaideia, que é o meu “escritório virtual” com a querida Daniele Parzianello. Assim sendo, oficialmente “convocada”, a Dani aceitou prontamente o desafio e nascia a primeira parceria do Eu e meu Bebê com o Midaideia para a execução desse projeto tão especial.
Nosso briefing era reaproveitarmos, para o espaço do Caetano, a cômoda, o berço e a poltrona que foram do quarto do Leonardo, bem como o nicho que já estava instalado no cômodo onde foi montado o quarto. E a Shirley queria um quarto moderninho, já que o do Leo foi mais rústico.
O primeiro passo foi definirmos o layout de acordo com o melhor aproveitamento do espaço.
Definida essa etapa, fizemos algumas pesquisas de cores e materiais, que resultou na definição da paleta.
Depois foi só seguirmos as solicitações e necessidades da família. O projeto foi amadurecendo e o quartinho foi sendo gerado aos poucos, enquanto o Caê crescia na barriga da mamãe.
O berço, que era branco, ganhou reforma e pintura em verde.
A cômoda ganhou roupa nova com adesivos personalizados.
Para a poltrona, providenciamos uma capa e um novo companheiro: o pufe, que apóia as pernocas da mamãe com todo o conforto durante a amamentação.
O nicho foi mantido exatamente onde estava, na cor original – que foi um dos motes do projeto – e ganhou decoração bem cuidada com alguns quadrinhos que a Shirley já tinha e outros novos, livros infantis e bonequinhos de pelúcia também do acervo dos meninos, como o príncipe que o Caê já havia ganhado antecipadamente dos tios.
Para dar “bossa” ao conjunto, escolhemos adesivo personalizado de losangos cinzas, aplicado numa única parede. O que, ao nosso ver, fez toda a diferença no resultado.
Tapete e cortina foram sumariamente vetados pela família, que tem uma experiência anterior muito negativa com alergia. Sendo assim, foi mantido o blackout que já existia sobre a janela. Mas o tapete faria muita falta ao conjunto… Por isso, chegamos à conclusão de que uma pequena composição em EVA, em cores complementares às da paleta inicial, poderia ser a solução da questão. E assim foi: o tapete montado em EVA trouxe um colorido especial, além de “aquecer” e garantir aconchego à décor do pequeno Caetano.
Para arrematar o conjunto, quadros na parede da cabeceira do berço. Dois deles – o da árvore, em feltro, e o do passarinho, no bastidor, feitos pela Shirley – foram resgatados do primeiro quarto do Léo para trazer a referência familiar ao quarto do irmão e manter um pouco da linguagem usada pela Shi na decoração do quarto do primogênito. Os demais, sem tema específico, foram escolhidos de modo a compor formas, cores e dimensões de maneira harmônica com o contexto.
Essa foi a primeira perspectiva que apresentamos à Shirley (que compartilhei no @euemeubebe.quartosinfantis).
E algumas fotos do todo e de detalhes para vocês compararem o resultado e conhecerem bem o cantinho do baby.
E aqui, o quadrinho que identifica o quarto do Caê, que foi usado na porta da maternidade e que a Shirley quis trazer para o quartinho do pequeno. Como ele foi produzido nas mesmas cores que usamos no projeto do quarto, não destoou do resto.
Fotos: Acervo pessoal MiDa Ideia e Macetes de Mãe. As fotos aqui publicadas não tem autorização para serem reproduzidas.