No final do ano, quando viajamos, o Léo pegou um pequeno resfriado. Primeira orientação do pediatra: fazer inalação com soro fisiológico, três vezes ao dia, por cinco dias. Há um mês, o Léo entrou na escolinha e, como já era de se esperar, também ficou um pouco resfriadinho. Orientação de novo: inalação com soro fisiológico.
Da primeira vez eu estava em um hotel e acabei pegando emprestado o inalador deles. Mas agora não teve jeito, eu tive que comprar um aparelho para termos aqui em casa. Ainda mais porque, com certeza, essa não será a única vez que o Léo fará uso dele.
- Efeito mais rápido: por ser um inalador ultrassônico, as partículas do medicamento ou do soro fisiológico usado na inalação são quebradas com mais eficiência, tornando-se menores. Por esse motivo, elas atingem mais profundamente os pulmões, com melhor aproveitamento do medicamento e alívio mais rápido.
- Inalação mais curta: também por possuir um sistema ultrassônico, o tempo que o líquido leva para ser diluído é muito menor. Em vez de durar em de 20 a 30 minutos, a seção com esse aparelho leva em torno de 12min (tempo para inalação de 10ml de soro fisiológico).
- Inalação silenciosa: esse aparelho é absolutamente silencioso! Não faz barulho nenhum. É ótimo para fazer inalação em bebês e crianças quando eles estão dormindo.
- Ínalação deitado(a): por sinal, esse é um dos únicos aparelhos que permite que a inalação seja feita deitada (o outro é o Pulmosonic Star). O que também é ótimo (e, às vezes, imprescindível) em se tratando de bebês e crianças.
- Três níveis de intensidade de névoa: é possível escolher qual o nível da intesidade de névoa que será utilizado. Achei isso ótimo, pois nem sempre o bebê ou criança deixam a gente colocar a máscara colada ao rosto, e assim, parte da névoa acaba escapando sem ser aspirada. Com uma intensidade maior de névoa, esse problema é amenizado, já que há mais névoa sendo liberada e assim, mesmo que parte seja perdida, ainda sobra bastante para ser aspirado.
- Bivolt: funciona nas voltagens 110 e 220.
- Leve: apesar dele não ser super compacto, ele é bastante leve.
- Fácil de montar e de desmontar: esse modelo é super fácil de montar e de desmontar.
- Diversidade de cores: esse modelo está dispinível nas cores azul, amarelo, rosa, verde, vermelho e preto.
Se você quiser um modelo quase tão completo quanto esse, mas um pouco mais barato, existe a opção do Pulmosonic Star. Pelo que eu entendi, a única diferença que existe entre essa versão básica e o premium é que esse não possui regulador de intensidade da névoa e nem diferentes opções de cores. Como a diferença de preço não era muito grande (em torno de 10% do valor do equipamento) eu optei pela versão completa, pois achei interessante a opção de intensidade de névoa.
Dicas para uma inalação eficaz:
- Sempre seguir rigorosamente a indicação do pediatra no que diz respeito a quantidade de medicamento/soro fisiológico a ser administrada, número de seções de inalação diárias e duranção do tratamento.
- Ao fazer a inalação, deixar o bebê ou criança sempre sem chupeta (pois a névoa deve ser aspirada pela boca também).
- Depois de cada uso, fazer a limpeza do equipamento, conforme orientações abaixo, retiradas do site do fabricante.
Orientações para limpeza: