Há alguns dias recebi um email de uma leitora que mora em Montreal, no Canadá, com uma sugestão de post. Ela relatava um caso que havia acontecido na cidade dela e que achou ser prudente divulgar no blog.
Segundo ela, ela foi até o hospital com sua filha e, chegando lá, ela acompanhou a entrada no pronto socorro de uma mãe desesperada com seu bebê com o dedinho “preto”. Algumas horas depois, a leitora ficou sabendo que o bebê acabou por perder o dedinho, pois sofreu de um mal conhecido como “síndrome do torniquete de cabelo”.
Do que se trata esse problema?
Trata-se, na verdade, de um fio de cabelo que se enrola nos dedinhos dos pés ou das mãos da criança (ou até no pênis) e acaba por “estrangulá-lo”, evitando a livre circulação do sangue e aí fazendo com que o dedo acabe tendo que ser amputado. No caso desse bebê, o cabelo enrolou-se no dedo na hora que a mãe colocou a meia na criança e, assim, ela não percebeu o ocorrido.
Segundo a própria mãe, o bebê chorava durante à noite, mas nem por um minuto ela imaginou que pudesse ser algo com o dedinho, já que esse estava coberto pela meia e ela não viu nada. Ainda, bebês choram bastante e por diversos motivo e, assim, quando não falam, fica complicado de se identificar do que se trata.
Lembro que certa vez, coloquei uma sandália no Leo e ele começou a chorar. Como foi imediatamente após eu calçar a sandália nele, eu desconfiei e fui verificar. A verdade é que o dedinho mínimo havia ficado meio torto dentro da sandália e começou a incomodar o pequeno, que botou a boca no trombone. Ou seja, quando colocamos uma meia/luva ou uma calça/macacão com pé na criança, vale a pena checar antes se não há nenhum fio de cabelo dentro antes de vestir, para evitar esse tipo de acidente. Ou, se colocar e a criança começar a chorar, tirar e checar imediatamente se não tem nada preso aos dedinhos da criança.
E o mesmo vale para fios de linha, não só de cabelo. Muitas vezes, eles estão soltos dentro das roupinhas, meias e luvas e na hora que colocamos essas peças na criança estes podem se enrolar aos dedos.
Definitivamente, é um tipo de acidente do qual não ouvimos falar muito, mas é importante fazer o alerta para ficarmos de olho e evitarmos uma história triste.