Recentemente recebi um e-mail cujo o título me chamou a atenção: “se eu pudesse dar um conselho a quem vai ser mãe“. Li do início ao fim me identificando em cada palavra desde que me tornei mãe do Leo e depois do Caê. É incrível como depois de um tempo ganhamos certa maturidade e cada conselho desse texto se torna verdade.
O texto não é meu, é da leitora Roberta Leite, a quem pedi autorização para compartilhar aqui no blog. Se conselho fosse bom, a gente vendia, mas como dizem por aí toda mãe é uma boa conselheira, principalmente dos filhos. E mais importante que isso, toda deseja o melhor para seus filhos, pois temos o melhor combustível correndo em nossas veiais: o amor.
Se eu pudesse dar um conselho a quem vai ser mamãe eu diria
Por Roberta Leite
Procure se informar sobre cada fase, ler artigos científicos, tirar dúvidas com seu pediatra, assistir vídeos etc…
Acredite!!! Você vai compreender que ser mãe não é tão simples, ao mesmo tempo que não é um bicho de sete cabeças. Você também aprenderá que nem todo conselho é útil. Como nem todo conselho é inútil. Você entenderá que o que foi feito antigamente nem tudo pode e deve ser repetido, como também que tem coisas que são super bem vindas.
Você aprenderá que os 3 primeiros meses de vida serão difíceis, noites sem dormir, o bebê às vezes chorando inconsolavelmente, e nem sempre será fome, fralda suja, cólica, frio ou calor, ou porque você não sabe cuidar de uma criança como muitos farão você pensar. As vezes será só tédio mesmo, cansaço, e a bendita fase de adaptação. E será necessário paciência com ele e com você própria!
Você descobrirá que as pessoas de fora conhece mais seu bebê do que você, que sabem cuidar dele melhor do que você, que seu bebê fica até melhor com eles do que com você, e que sabem até mais do que os próprios médicos. Só que não!
Veja também: 7 conselhos inúteis que toda grávida recebe
Você verá técnicas infalíveis que não servirão de absolutamente nada, como verá técnicas absurdamente bobas que salvarão seus dias. E as explicações te convencerão do porque apesar de bobas elas funcionam.
Você perceberá que os comentários mais absurdos, cobranças, críticas e insinuações virão de quem nunca foi capaz de oferecer ajuda. O segredo é pensar o que realmente é crítica destrutiva e o que é construtiva. E o que se deve seguir ou não. Por isso é importante estar sempre bem informada para que até mesmo o que parece um bom conselho, não te faça tomar atitudes prejudiciais à você e ao bebê. Na dúvida, analise se a decisão oferece por mínimo que seja algum risco. Se oferece pelo menos 0,01% não faça, por que por mínimo que seja, 0,01% ainda é um risco.
CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:
PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:
Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil