Caê está com 1 ano e 1 mês e eu ainda não menstruei depois que ele nasceu (não, eu não estou grávida. ahahah!). Já uma amiga, menstruou quando seu bebê estava com 2 meses e meio. E aí vem aquela dúvida: quando, afinal, é normal uma mulher voltar a menstruar depois que o bebê nasce?
Já adianto que tudo o que vou falar aqui é com base no que acontece mais comumente, mas isso varia muito de mulher para mulher, como varia o ciclo menstrual delas em si, e também com relação a várias outras coisas como a amamentação e todo o estado geral de saúde naquele momento.
Então vamos lá: normalmente a mulher fica com um sangramento por cerca de 40 dias após o parto. É a quarentena, o período chamado também de resguardo, que não é menstruação propriamente dita. É que, durante a gravidez, o útero se revestiu para acomodar o bebê e protegê-lo. Aí essa proteção toda vai sendo eliminada aos poucos nestes 40 dias.
Depois disso, se a mulher não estiver amamentando, os ciclos já começam a voltar ao normal. Ou seja, entre um e três meses após o parto, se a mulher não amamentou, é provável que já se esteja menstruando e ovulando normalmente.
Quem amamenta tem uma outra dinâmica no organismo, já que os hormônios que estimulam a amamentação inibem a ovulação e a menstruação. Por isso que dizem que quando o bebê mama no peito a mulher não engravida. Tem gente que passa mais de um ano livre dos absorventes, das cólicas, das fases de oscilação de humor e de tensão pré-menstrual exatamente por fazer um psocesso de amamentação prolongada. Aí você se pergunta – e me pergunta – afinal isso é mito ou é verdade, Shirley? Que não se engravida enquanto se amamenta? Bom, é verdade… mas não pode ser levado a ferro e fogo e não se deve confiar apenas nisso. Como os processos do organismo são bem imprevisíveis, é melhor não jogar com essa sorte se uma nova gravidez estiver totalmente fora de cogitação para você. Eu mesma, tenho uma amiga que engravidou amamentando.
É que qualquer alteração no padrão de mamadas, como o bebê passar a pular a mamada da noite, diminuir as vezes em que mama durante o dia (como quando começa a comer papinhas, após os seis meses) pode já estimular a ovulação. E a ovulação ocorre antes da primeira menstruação aparecer de novo, portanto fica difícil prever e controlar isso tudo.
Normalmente, a mulher que amamenta voltará a ovular e menstruar por volta do sétimo ou oitavo mês após o part. Mas também nem sempre (lembram do meu caso, que contei ali em cima?). Ou seja, não há uma verdade absoluta sobre isso, mas o que os ginecologistas em geral recomendam é que não se confie apenas na amamentação e no pós-resguardo para evitar uma nova gravidez. Passados dois meses do parto, nunca se sabe o que pode acontecer com o seu organismo e mesmo se não é a sua primeira gestação e em uma primeira vez “não aconteceu nada” e você não engravidou enquanto amamentava, vale sempre lembrar que cada gestação é diferente da outra. Então, além da camisinha, existem alguns anticoncepcionais específicos para essa fase e o ideal é conversar com o seu médico para que ele indique as melhores alternativas para o seu caso.
Agora sobre mim… Como ainda não menstruei, mesmo Caê já estando com 1 ano e 1 mês e eu tendo parado de amamentá-lo há 1 mês (parei quando ele fez um ano), vou marcar uma consulta com o meu obstetra para ver se está tudo bem. Não tenho sentido nada de diferente, não estou grávida (certeza), mas sempre é bom checar se está tudo em ordem, né?