Dia de falar sobre um assunto sério: Psoríase. Você já ouviu falar? Conhece alguém que tem a doença?
Entenda o que é Psoríase
Normalmente, a Psoríase, que é uma doença que se caracteriza por lesões avermelhadas e cobertas por descamações em qualquer lugar do corpo, (mas, mais comumente em unhas, couro cabeludo, joelhos e cotovelo), costuma aparecer por volta de 33 anos de idade.
Entretanto, ela pode dar seus primeiros sinais enquanto ainda se é criança/adolescente. Por esse motivo, é essencial que os pais estejam cientes da doença, conheçam suas principais características e entendam a importância de se procurar um dermatologista caso estejam desconfiados do diagnóstico.
Leia também: problemas de pele no bebê
Até porque, a psoríase não atinge somente a pele, ela pode trazer doenças como a artrite e estar associado a outras como obesidade, depressão, doenças cardiometabólicas, artrites – e também não atinge a criança/adolescente apenas fisicamente – ela tem um impacto social e emocional, já que pode pode levar a situações de bullying, preconceito e discriminação de diversos tipos.
Agora uma boa notícia, daquelas que eu adoro dar
Existem opções de tratamento, extremamente inovadoras, e elas estão disponíveis no SUS e por meio de convênios médicos. Portanto, converse com um dermatologista especialista e informe-se. Quanto antes o problema for tratado, menores as consequências físicas e emocionais para a criança e para o adulto. Vale a pena ficar de olho. Não é só uma questão de pele, é uma questão bem mais profunda.