Macetes de Mãe

6 dicas para proteger seu filho de abuso sexual

Um pavor que persegue mães e pais é o medo de abuso sexual. Eu não posso nem imaginar uma coisa dessas que já tenho crises de pânico. E a situação torna-se ainda mais delicada porque, muitas vezes, nós, pais e mães, não sabemos muito bem como lidar com a questão, como alertar os pequenos e orientá-los de forma a se protegerem.

E foi por isso, por perceber que ainda nos sentimos tão perdidos e inseguros sobre o assunto, que resolvi fazer o post de hoje.

Photo Credit: 55Laney69 via Compfight cc

Nele, compartilho com vocês dicas de como explicar para nossos filhos a forma deles se protegerem de qualquer tipo de abuso sexual. E o que eu achei mais bacana, é que essas são dicas podem ser compreendidas até por crianças bem novinhas, sem causar traumas ou levarem a maiores questionamentos (ou seja, orientações que funcionam bem para qualquer criança).

Cheguei até essas dicas através de um guia bem legal que eu recebi e que faz parte da campanha “Aqui ninguém toca”, que está ganhando cada vez mais espaço na Europa.

Esse material orienta os pais a ensinarem os pequenos sobre a regra do “Aqui ninguém toca”, ou seja, a criança não deve deixar nenhuma pessoa tocar nela sem autorização e muito menos por baixa da roupa.

Separei algumas orientações bem úteis do que podemos falar na hora de tratar em casa sobre esse assunto – que para muitas famílias ainda é um tabu -, confira:

Seguindo essas orientações bem simples é possível tornar o assunto mais frequente em casa dando espaço para que as crianças falem caso se sintam incomodadas com algo.

E para denunciar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes no Brasil não pense duas vezes, Disque 100. Nesse canal existem pessoas preparadas para nos ajudar nesse momento difícil.

Caso você queira saber um pouco mais sobre o assunto separei uma cartilha brasileira que também trata dessa questão. Confira.

Sair da versão mobile