Olá mamães, quero compartilhar uma dica bem bacana com vocês, é um novo portal de conteúdo infantil que está no ar. O Lunetas é um portal de conteúdo infantil desenvolvido e pensado com muito carinho para as famílias que têm interesse em informações sobre crianças de 0 a 12 anos.
O site foi criado pelo Instituto Alana com objetivo de disseminar informações sobre essa faixa etária (ou que a envolvam), contar histórias, provocar reflexões, inspirar atitudes e explorar múltiplos olhares sobre as muitas infâncias. No site, as mamães, os papais e todos os integrantes da família vão encontrar reportagens, especiais, vídeos, dicas de eventos culturais, brincadeiras e textos de opinião.
Ele é muito bacana, tem uma linguagem super acessível, propositiva e acolhedora, para mostrar como a infância é um período fundamental para a construção de cada indivíduo e da sociedade como um todo. Além disso, o novo portal de conteúdo infantil trará discussões sobre o lugar da criança em casa, na escola e na comunidade, e estará comprometido com os direitos da criança, o respeito às escolhas de cada família, à diversidade e à construção de um portal acolhedor.
Eu já tô aqui de olho nos conteúdos do Lunetas para me manter atualizada e também porque tem um corpo de profissionais de diversas especialidades que vão escrever pra ele, como o psicólogo tem o Alexandre Coimbra Amaral e a pesquisadora Renata Meirelles, e editorias com temáticas relevantes às reflexões sobre a realidade e as demandas das infâncias brasileiras. Então, quem tem dúvida sobre maternidade, desenvolvimento, psicologia pode ficar de olho aqui no Macetes de Mãe e no Lunetas também
No site, vocês também podem contar com uma área exclusiva para cada leitor, com funcionalidades como “Favoritos”, que permite selecionar e guardar matérias para ler mais tarde, e “Caderno”, onde se pode salvar trechos das reportagens, referências, citações e pensamentos pessoais inspirados nos conteúdos. Não é demais?
Outra coisa que eu achei bem legal é que o nome do portal é uma alusão ao objeto que serve como uma lente de aumento que permite ver mais e melhor e, ao mesmo tempo aproxima o que parece estar longe.
“Para nós, um jornalismo plural e acolhedor é essencial para apoiar famílias e profissionais, e também garantir a efetivação dos direitos das crianças. Queremos oferecer informações qualificadas e relevantes para que cada um reflita e tome as suas próprias decisões, sem julgamentos ou fórmulas prontas”, ressalta Thaís Sanches, coordenadora do Lunetas.
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.