Macetes de Mãe

Organizando a casa para iniciar o ano

Como já comentei em outro post, a palavra de ordem de 2014 é LEVEZA. E, sendo assim, uma das coisas que resolvi fazer foi deixar a nossa casinha mais leve também , me desfazendo de tudo aquilo que não tem uso e organizando direitinho aquilo que sobrou. Eu tenho esse hábito, de fazer uma faxina geral, todo o início de ano, mas no ano passado, ainda vivendo a loucura da chegada do Léo na minha vida, não consegui. Então, você já viu! A casa juntou um monte de tranqueira de dois anos. Um horror!

Mas desse ano não passou! Desde sábado, estou feito uma doida dentro de casa, abrindo e tirando tudo de dentro de armários, gavetas, prateleiras e caixas, jogando muita coisa no lixo, separando muitas outras para doar e arrumando bem bonitinho o que realmente é útil em nossas vidas e vai ficar por aqui.

E fazendo essa organização geral, achei bacana vir aqui dar algumas diquinhas para vocês, para que, quem sabe, vocês também empolguem-se  com a ideia e resolvam fazer o mesmo. E, posso dizer? Vale muuuiiiiittttoooo a pena! Quando temos filhos, juntamos mais tranqueiras ainda e temos menos tempo para encontrar o que precisamos no meio do caos que vira as nossas casas, então, ter menos coisas e tudo bonitinho no seu lugar ajuda muito.

Abaixo as minhas diquinhas para a organização anual de início de ano.

Comece por aquilo que você julga mais importante ter organizado, pois nessa hora você estará mais animada e aí se dedicará melhor à tarefa. Conforme o tempo vai passando, o cansaço toma conta e a empolgação com a tal faxina vai baixando e aí, não tem muito jeito, você vai fazer meio matado. Eu comecei pelo armário do banheiro, pois era algo que estava carecendo demaaaaaaais de uma arrumação. Depois, fui para o armário da cozinha e, por fim, para o guarda-roupas do Léo. Mas, é claro, que a tarefa não acabou. Pelos próximos dias deverei tirar mais muuuiiita coisas daqui de casa. Só espero que a empolgação dure e que eu ache tempo livre para fazer isso.

Como saber o que vai e o que fica? Muito simples! Se não foi usado no último ano ou se foi usado muuuuito pouco, eu me desfaço. Nada melhor para liberar espaço e deixar a energia fluir dentro de casa.

Depois que as coisas saíram dos armários, não deixe de passar um pano úmido com o produto de limpeza da sua preferência. Afinal, com o armário vazio a limpeza ficará beeeeem melhor.

Antes de colocar as coisas de volta, use e abuse de caixas organizadoras. Eu sou a tarada das caixinhas e potinhos, não vivo sem. Ao longo do ano guardo algumas caixas que julgo interessantes e depois as reaproveito para essa organização dos espaços. Fica super prático. E, e outra dica: latas de leite em pó também são ótimos organizadores. Vários itens pequenos, como medicamentos, linhas e agulhas, material de escritório, etc… podem ser guardados dentro delas.

De quanto em quanto tempo tem que se fazer essa super faxina? Eu tenho o hábito de fazer sempre no início de janeiro, justamente aproveitando aquela empolgação típica de ano novo, mas nunca deixo de fazer uma “revisão” semestral, já que temos o hábito de viver trazendo coisas novas para dentro de casa.

Sempre que faço essas faxinas fico pensando como é incrível o fato da gente juntar um monte de coisas, não usar um tantão delas, e simplesmente ir se acostumando com a presença delas dentro de casa. E aí, elas ficam lá, por meses e meses ocupando um espaço no qual poderia estar algo realmente útil, de forma mais organizadinha e levando mais praticidade às nossas vidas.

E vocês? Como é por aí? Também cultivam esse hábito de receber o ano novo com a casa limpa e livre de tranqueiras? E quais são as suas dicas e macetes para executar essa tarefa?

Abaixo algumas fotos da minha organização:

Tantão de coisas que saíram dos armários.
Como já comentei, sou a louca das caixinhas. Uso essas duas para organizar os cosméticos em cima da pia.
Mais caixinhas organizando as gavetas. Essa é a gaveta de maquiagens.
Latas de leite em pó organizando a caixa de remédios.

Sair da versão mobile