Macetes de Mãe

O que é plano de parto e como funciona?

Hoje em dia é muito comum ouvir falar de plano de parto. Mas existem muitas dúvidas sobre o que é plano de parto e quais são os benefícios de se ter um. O plano de parto é uma carta onde a grávida relaciona tudo o que gostaria ou não que acontecesse em seu parto. Pensando em esclarecer esse assunto, o Dr. Alfonso Araújo, médico ginecologista e obstetra, colunista aqui do blog, fez um texto sobre o tema.

O que é Plano de Parto e como funciona

A gestação é um momento lindo na vida de uma mulher. Contudo, muitas mamães acabam não tendo uma experiência de parto boa por diferentes motivos. E é justamente nisso que o plano de parto pode ajudar.

Ele nada mais é do que um documento que servirá de guia para a equipe do hospital. Nele, estarão todas as orientações da gestante sobre como ela deseja receber a assistência médica e hospitalar para ela mesma e para o bebê.

Inclusive, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as gestantes façam um plano de parto, para garantir a melhor experiência de nascimento.

O plano de parto é um guia que será construído ao longo do pré-natal. Através de conversas com o obstetra responsável pelo pré-natal, bem como com a equipe do hospital a gestante poderá entender a rotina desse tipo de procedimento.

Além disso, é durante esse processo de desenvolvimento do documento que o médico e a mãe poderão determinar possíveis intervenções, caso seja necessário.

Esse guia tem tanta relevância que muitas maternidades públicas exigem a apresentação dele e protocolam junto à pasta da gestante.

Benefícios do plano de parto

O plano de parto traz uma série de benefícios não só para a gestante, mas também para o bebê e até mesmo para a equipe médica que prestará assistência durante esse momento. Entre eles estão:

Como fazer o plano de parto?

Você mesma pode fazer o seu plano de parto. Para isso existem vários modelos prontos na internet que você precisa preencher.Contudo, é importante se certificar que algumas informações estejam presentes nesse documento. São elas:

Esse documento não precisa ser reconhecido em cartório. Contudo, é fundamental que você entregue uma segunda via para a maternidade e peça para que ela seja protocolada.

Com o plano de parto, você poderá garantir esse momento tão especial ocorra da maneira que realmente deseja.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Sair da versão mobile