Categorias: Coluna Desenvolvimento Infantil

Meu filho ainda não fala. Até quando devo esperar?

Compartilhe:
pin it

Recentemente, fiz um vídeo no Canal sobre atraso de fala e recebi lá muitos comentários de mamães dizendo: Shi, meu filho ainda não fala. Devo me preocupar?

Pois bem, pedi ajuda para a especialista, a querida Raquel, que inclusive participou comigo neste vídeo AQUI.

Neste post, nossa colunista, a fonoaudióloga Raquel Luzardo,  esclarece essa dúvida de muitas mães e pais: até quando devo me preocupar se meu filho não fala? Vamos lá!

Meu filho ainda não fala. Até quando devo esperar?

Escuto quase que diariamente pessoas falando que tudo bem a criança ainda não falar, porque cada um tem o seu tempo. Mas gosto sempre de ressaltar que cada criança tem sim o seu tempo, mas precisamos prestar atenção nos marcos do desenvolvimento, pois o tempo da criança pode estar atrasado.

Essa questão de que cada criança tem seu tempo é mais ou menos assim: o marco é 12 meses para falar as primeiras palavras, se ela falar com 11 meses ótimo, porque cada criança tem seu tempo. Se ela falar com 14 meses está ok também, porque cada criança tem seu tempo. Agora, se ela falar com 18 meses, está atrasada,  porque o marco dos 18 meses é falar 20 a 50 palavras. Por isso é importante estarmos atentos aos marcos.

Quando nos baseamos nos marcos do desenvolvimento, deixamos aquelas famosas comparações de lado e passamos a entender que saber quando o priminho ou vizinho começou a falar não ajuda, pelo contrário, esse tipo de comparações apenas entristece e preocupa os pais. Por isso sempre digo: “A criança deve ser sempre comparada com ela mesma”, não podemos nos esquecer disso.

Veja também quando se preocupar: quando o filho não fala

Os marcos nos dão um norte, nos mostram o que esperar no desenvolvimento de fala e linguagem em cada idade. Resumidamente, saibam que grande parte das crianças começam a falar a partir dos 12 meses, então ao decorrer do primeiro ano esperamos que falem novas palavras a cada mês e com 2 anos que sejam capazes de comunicar-se com palavras e frases simples. Dos 2 aos 3 anos, aprendem diversas palavras e há o aperfeiçoamento dos fonemas, com diminuição das trocas de sons, as frases ganham maior complexidade, e elas já conseguem manter um diálogo. Esperamos que com 3 anos, as crianças já estejam bem tagarelas e que a fala seja entendida por pessoas de fora do convívio familiar.  Pai e mãe não vale!

 

Da mesma forma que devemos estar atentos ao tempo de aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem, precisamos cuidar para que as trocas nos sons da fala não passem despercebidas ou sejam tratadas como “fofas” quando a criança não produz o som de forma adequada. Esperamos que até os 4 anos a criança tenha todos os sons da fala. Então percebeu algo de diferente na fala do seu pequeno ou trocas dos sons que não são mais esperadas para a idade ou que prejudicam a inteligibilidade da fala dele? Procure um fonoaudiólogo para auxiliá-lo nesse processo.

Não espere para procurar ajuda profissional se perceber algum atraso no desenvolvimento da sua criança, lembre-se sempre que cada criança tem sim o seu tempo, mas precisamos prestar atenção nos marcos do desenvolvimento, pois o tempo da criança pode estar atrasado.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!