O assunto do post de hoje é menstruação irregular. Tem alguém aí que sofre com esse transtorno? Pois gruda aqui, que a nossa colunista, a Dra. Luciana Radomile, vai explica tudo sobre esse tema. Quais são as causas, os sintomas e tratamentos.
Menstruação irregular – causas, sintomas e tratamentos
A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem um ritmo semelhante todos os meses e, por isso, dificulta a identificação do período fértil e do melhor momento para engravidar. Em geral, a menstruação varia entre 21 a 35 dias para descer, e é considerada regular quando acontece a cada 26 a 32 dias em média.
É normal que a menstruação seja irregular nos primeiros dois anos após a primeira menstruação ou no período próximo à menopausa, pois são momentos de variações hormonais. Além disso, o ciclo irregular pode ser causado por diversos fatores, desde transtornos alimentares, estresse, excesso de atividade física, doenças ginecológicas ou alterações na produção de hormônios, por exemplo.
Se for notadas alterações no ciclo menstrual, o que se deve fazer é marcar uma consulta com o ginecologista para uma avaliação minuciosa para descobrir a causa e iniciar o tratamento.
Quais as causas mais comuns da menstruação irregular?
- Gravidez
- Síndrome do Ovário Policístico;
- Disfunções na tireoide;
- Obesidade;
- Desnutrição (anorexia/bulimia);
- Endometriose;
- Doenças do útero e ovários (pólipos, miomas, cistos);
- Câncer do endométrio;
- Menopausa precoce.
Leia também: menstruação pós-parto
Quais os tratamentos da menstruação irregular?
- Ajuste de medicações;
- Tratamento de patologias alheias ao trato genital, como da tireoide;
- Uso de hormônios;
- Cirurgia para correção de problemas estruturais;
- Retirada do útero, miomas e cistos ovariano;
- Mudanças na pílula anticoncepcional.
Uso de contraceptivos hormonais
O uso da pílula anticoncepcional é uma forma prática de tornar a menstruação regular porque deixa os níveis hormonais estáveis com o uso dos comprimidos. Ao trocar o tipo de anticoncepcional, a dose ou ao usá-lo de forma irregular podem haver variações nos níveis de hormônios. E isso pode interferir na descida da menstruação.
O uso de um novo anticoncepcional ou DIU, por exemplo, também podem tornar a menstruação irregular. Principalmente nos primeiros meses após o início do uso, isso porque o corpo precisa de um tempo para se adaptar às variações hormonais causadas por esses métodos.
O que fazer
A menstruação irregular devido ao uso de anticoncepcionais hormonais é considerado normal. No entanto, se surgirem outros sintomas como ausência de menstruação ou cólicas intensas, é importante consultar o ginecologista para que o método contraceptivo possa ser reavaliado.
Gravidez e amamentação
A gravidez é uma das principais causas de alteração na menstruação, explicada pelas alterações hormonais que são intensas neste período, com o objetivo de gerar o bebê. Após o parto, durante a amamentação, a irregularidade da menstruação persiste. Isso porque também são produzidos hormônios, como a prolactina, que inibe o funcionamento dos ovários e dificulta a fertilidade da mulher.
O que fazer
Como se trata de uma situação normal, não é necessário iniciar qualquer tipo de tratamento, no entanto se surgirem outros sinais e sintomas é importante informar ao ginecologista para que seja avaliado.
Estresse
O estresse e a ansiedade, por exemplo, podem aumentar a produção de hormônios como adrenalina e cortisol, o que pode interferir na regularidade do ciclo menstrual.
O que fazer
É importante praticar atividades que promovam o relaxamento, assim é possível regular os níveis hormonais e fazer com que o ciclo menstrual volte a ser regular.
Doenças hormonais
Algumas doenças hormonais como síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo e hiperprolactinemia, por exemplo, podem interferir diretamente nos níveis de estrogênio e progesterona, tornando a menstruação mais irregular.
Além da menstruação irregular, é comum que surjam outros sintomas dependendo da doença, como aumento de peso e dificuldade para emagrecer, sudorese, acne, dificuldade para engravidar e cansaço excessivo.
O que fazer
É importante consultar o ginecologista para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados exames de sangue e de imagem que ajudem a identificar a causa dos sintomas e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos para reposição hormonal e para regular o ciclo menstrual.
Doenças ginecológicas
Doenças ginecológicas como endometriose, mioma uterinos, tumores são doenças que provocam anormalidades no tecido do útero. Portanto, podem provocar sangramentos fora de época ou mesmo ausência de menstruação.
O que fazer
É importante que o ginecologista seja consultado para que possam ser realizados exames que ajudem a identificar a doença relacionada com a menstruação irregular para que possa ser iniciado o tratamento mais adequado.
Se preparar para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao médico com algumas informações:
Leve seu calendário com as anotações das datas que menstruou nos últimos meses, isso é muito importante. Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram. Mesmo que eles aparentemente não tenham relação com a menstruação irregular, anote os sintomas que apareceram recentemente. Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade. Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.
A Menstruação irregular tem cura?
Por não ser uma doença, não falamos em cura, mas sim tratamento adequado para acabar com os sintomas.