Macetes de Mãe

Gripes, resfriados e problemas respiratórios em crianças – como prevenir e tratar

doencas respiratorias em criancasO frio está chegando e, junto com ele, vem também os problemas típicos dessa época do ano: gripes, resfriados e problemas respiratórios. Pois hoje, quem irá falar sobre isso com vocês é a leitora Raquel Escobar, Fisioterapeuta pós-graduada em Pneumologia e Fisioterapia Respiratória, que já colaborou com o blog em outras duas ocasiões, abordando os assuntos  e Dores nas costas e como evitá-las (causadas por má posição ao carregar e executar tarefas diárias com bebês) e Bem estar físico e exercícios pós-parto.

No texto de hoje, Raquel dá dicas para evitar e tratar esses problemas tão comuns do outono/inverno. Boa leitura!

Gripes, resfriados e problemas respiratórios em crianças – como prevenir e tratar

Por Raquel Escobar, Fisioterapeuta pós-graduada em Pneumologia e Fisioterapia Respiratória

Com a chegada do outono e inverno, dificilmente conseguimos nos livrar de problemas respiratórios e, comumente, as crianças e os idosos são os que mais sofrem durante estas estações do ano. Entretanto, algumas medidas simples podem nos ajudar a prevenir alergias respiratórias e evitar a transmissão de gripes e resfriados.

Primeiramente, um esclarecimento importante: gripe e resfriado são situações distintas. Normalmente as pessoas acreditam estar gripadas, mas, na grande maioria das vezes, é apenas um resfriado. A Gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus influenza, é altamente contagiosa e de fácil transmissão. E por que estou ressaltando isso? Porque a transmissão ocorre por espirros e tosse e, muitas vezes, nós apresentamos este quadro, não nos cuidamos devidamente e acabamos transmitindo o problema às nossas crianças.

Além disso, a gripe pode evoluir para complicações secundárias, como pneumonia, e as crianças com doenças respiratórias crônicas (asma, bronquite e rinite) são mais susceptíveis às complicações. Já o resfriado, embora também seja causado por um vírus, apresenta sintomas mais simples, como coriza, por exemplo.

Assim, tendo feito esse esclarecimento inicial, agora divido com vocês alguns cuidados simples, mas, que podem ajudar muito para evitarmos gripes, resfriados e doenças respiratórias.

Como evitar:

 

Como tratar:

IMPORTANTE:Em qualquer situação de alterações do quadro respiratório procure sempre a orientação médica. NÃO utilize medicamentos sem orientação médica!

Toda detecção precoce, leva a cura precoce também!!!

 

Raquel Vasques Escobar

Fisioterapeuta pós-graduada em Pneumologia e Fisioterapia Respiratória / Universidade Federal de São Paulo

 

Leia outros assuntos relacionados:

Sair da versão mobile