O corpo da mulher e o emocional mudam a cada dia desde que o óvulo é fecundado. Muitas afirmam serem capazes de sentir que estão gravidas desde esse momento, já outras só notam ao sinal mais específico, como um atraso menstrual ou enjoo.
Apesar de não ser tão simples de se notar os efeitos da gestação logo de início, é comprovado que o corpo começa a passar por algumas mudanças já na primeira semana.
Hoje eu trago um pequeno resumo do que acontece na gravidez semana a semana. Confira abaixo:
1ª semana de gestação
Esse período começa antes mesmo da concepção, na ovulação. É quando seu corpo está se preparando para preparar e carregar uma nova vida.
2ª semana de gestação
É quando acontece a fecundação uma série de fatores, ligados à evolução, vão criar as condições necessárias para o desenvolvimento do bebê.
3ª semana de gestação
O embrião foi concebido e você está oficialmente grávida
4ª semana de gestação
Nesse período, as camadas do embrião começam a se desenvolver para criar cada parte do corpo e dos órgãos do bebê. Até essa semana, ainda é possível não saber que se está grávida.
5ª semana de gestação
Na quinta semana de gestação, começa o segundo mês de gravidez. O coração do bebê ainda é pequenino, mas já bate e os demais órgãos estão em desenvolvimento.
6ª semana de gestação
O bebê tem o tamanho de uma lentilha, mesmo assim os órgãos se desenvolvem. Esse período é delicado, por isso as mamães devem ser cuidar.
7ª semana de gestação
O embrião se desenvolve bem, adquirindo a forma de um C, a cabeça é irregular, maior do que partes do corpo e inclinada para a frente. Os órgãos vão se desenvolvendo, mas ainda não funcionam.
8º semana de gestação
A partir desse período o bebê começa apresentar feições mais próximas de um rosto humano e os órgãos tomam seus espaços corretos no corpo. Ele também pode fazer movimentos espontâneos, porém a mãe ainda não consegue perceber.
9ª semana de gestação
É nessa semana que as mães costumam desconfiar de uma gravidez, caso ainda não saibam. Um teste de farmácia é capaz de comprovar.
10ª semana de gestação
O bebê dá um salto no desenvolvimento e chega a medir por volta de 31 mm, 4 gramas e alguns órgãos começam a funcionar.
11ª semana de gestação
Quando chega nesse período de gravidez, a placenta já está fomadinha e ligada com a parede uterina. Daqui para frente, ela vai fornecer ao bebê tudo que ele precisa para se desenvolver.
12ª semana de gestação
Lembra do período mais delicado para o desenvolvimento do bebê? Ele já acabou. Agora o bebê já tem forma e daqui pra frente vai crescer, amadurecer e ganhar peso.
13ª semana de gestação
Começa o quarto mês de gestação. O bebê já aprender, reconhece e responde a estímulos, além de conseguir ouvir os sons e as vibrações do corpo da mãe. Se você ainda não cantava para o seu filho, é o momento de começar, pois ele já aprecia a sua voz.
14ª semana de gestação
Daqui para a frente o bebê começa a se desenvolver em seu próprio ritmo, os fios de cabelo e pelos nas sobrancelhas também começam a crescer a partir desse momento. Você também poderá dizer adeus a alguns sintomas desagradáveis, como os enjoos (isso pode variar de mulher para mulher).
15ª semana de gestação
O bebê começa a se movimentar melhor, com maior frequência e facilidade, porém ele ainda não é capaz de sentir e entendê-los. Ele pode colocar a mão na boca, por exemplo. Cuidado com as perdas de urina, principalmente ao tossir ou rir, o aumento do volume do útero, a pressão que faz sobre a bexiga e o relaxamento muscular podem causar essas situações desconfortáveis.
16ª semana de gestação
Ao chegar nessa semana, é provável que o corpo da mulher tenha mudado muito, por isso algumas roupas podem não servir mais. Já o bebê, consegue sentir as carícias que a mamãe faz na barriga.
17ª semana de gestação
O bebê não está mais em formação. Agora tudo que já foi formado começa a crescer e ficar mais forte. Porém, ele ainda é tão pequeno que cabe na palma da sua mão.
18ª semana de gestação
As estruturas do bebê já estão formadas e você consegue senti-lo mexer, principalmente nos seus momentos de descanso.
19ª semana de gestação
Os olhos do bebê ainda estão fechados, mesmo assim ele consegue movimentá-los. Seu sono também começa a ter um ritmo próprio e ele não depende dos horários da mãe para descansar. No seu corpo, você vai notar que cabelos e unhas estão mais fortes e resistentes.
20ª semana de gestação
Você chegou na metade da sia gestação. Os órgãos do bebê já estão completamente desenvolvidos, agora ele vai crescer cada vez mais.
21ª semana de gestação
O bebê já apresenta feições semelhantes a que terá no nascimento. Nesse período, o sistema imunitário primitivo dele já se desenvolveu e ele é capaz de combater algumas infecções.
22ª semana de gestação
Seu filho consegue se movimentar livremente pelo líquido amniótico, porém ele continua pequeno, tem mais ou menos o tamanho de uma manga.
23ª semana de gestação
O bebê já consegue saber qual é a voz da mamãe e reagir a barulhos fortes, além da claridade forte no sentido da sua barriga. Caso já tenham escolhido o nome dele, esse é um bom momento para começar a dizê-lo a ele.
24ª semana de gestação
Fique atenta aos movimentos do bebê. Você deve senti-lo se mexer pelo menos 10 vezes ao longo de 12 horas. Comece a contar das 9h da manhã, se não sentir nenhum movimento, procure seu médico, seu bebê pode estar sofrendo.
25ª semana de gestação
A cabeça do bebê ainda é desproporcional ao corpo, mas ele já tem aparência de um bebê recém-nascido. Enquanto isso, a mãe pode começar a notar manchas na pele, com aspecto mais seco e desidratado, além das estrias.
26ª semana de gestação
Seu bebê começa a abrir os olhos parcialmente. A cor deles ainda não está desenvolvida (a maioria nasce com os olhos azuis), isso vai acontecer após alguns meses do seu nascimento, com a exposição à luz solar, responsável por produzir a melanina na íris. Nesse período também o bebê tem mais chances de sobreviver fora do útero.
27ª semana de gestação
A mamãe pode notar os mamilos mais escuros e os vasos sanguíneos dos seios ficam cada vez mais visíveis. O bebê tem suas próprias horas de sono, que nem sempre acompanham as da mãe, por isso, você pode ser acordada no meio da noite com alguns chutes na barriga.
28ª semana de gestação
Importante: aqui você poderá ter os primeiros contatos com uma contração. Nesse período, o útero pode ficar mais duro por alguns segundos e depois se descontrair, são as falsas contrações ou contrações de Braxton-Hicks. Eles iniciam o processo de descida do bebé para o canal cervical para prepará-lo para o nascimento.
29ª semana de gestação
Sua vontade de conhecer o bebê e pegá-lo no colo começam a aumentar cada vez mais a partir daqui. Ele começa a crescer cerca de 1 cm por semana, além de continuar engordando.
30ª semana de gestação
O pulmão e o sistema imunológico do bebê ainda estão em desenvolvimento, ele está praticamente pronto para nascer. A mãe pode começar a sentir um aumento na prisão de ventre e na azia, pois a pressão que o útero faz sobre o estômago atrapalha na digestão.
31ª semana de gestação
Os desenvolvimentos mais importantes dessa fase vão acontecer nos pulmões do bebê. Ele já consegue reagir aos sons e aos movimentos externos. É normal que a mãe sinta um inchaço maior nesse período, por causa da retenção de líquido e do aumento do volume de sangue circulando no corpo.
32ª semana de gestação
O bebê já é um ser humano perfeito. Nesse período, é natural que ele se movimente bastante, caso ele não dê alguns pontapés ao decorrer de 12 horas, observe os próximos movimentos, se estiverem muito parados, converse com seu médico. Você pode perceber que seu peito começou a expelir um pouco de colostro.
33ª semana de gestação
A mamãe pode ficar ansiosa e ao mesmo tempo preocupada com o parto, isso é natural. Tente controlar as emoções. Você também pode sentir as pernas mais cansadas e a barriga cada vez mais pesada.
34ª semana de gestação
O bebê acumula mais gordura para se manter sempre quentinho. Aqui é provável que o seu bebê já esteja posicionado para o parto, caso não esteja ainda, é possível que seu médico tente manipular o bebê para que ele se vire.
35ª semana de gestação
O único órgão do bebê que ainda não está maduro são os pulmões, os demais já estão prontos, por isso o ritmo de desenvolvimento começa a diminuir. As mamães que trabalham podem começar a se preparar para pedir licença.
36ª semana de gestação
Você entrou no 9º mês de gravidez! A partir de agora começa a contagem para que o parto aconteça. Essa fase pode demorar de duas até mais semanas e alguns sintomas como diarreia, perda de peso e leves e rápidas contrações podem acontecer.
37ª semana de gestação
A cabeça do bebê começa a se encaixar na região pélvica e ficar cada vez mais encolhido em seu ventre. Seus ossos e crânios continuam molinhos para facilitar a passagem pelo canal do parto. Além disso, o bebê já pratica movimentos de respiração, se preparando para a vida fora do útero.
38ª semana de gestação
Você notará que a sua barriga está mais baixa, o bebê já deve estar encaixado em sua bacia, se preparando para o nascimento.
39ª semana de gestação
Deixe tudo à mão, os contatos que precisa avisar, a mala da maternidade etc. Daqui em diante, o bebê pode nascer a qualquer momento.
40ª semana de gestação
O bebê já tem exatamente o formato e aparência que você verá em seu nascimento. Provavelmente, você começará a sentir os primeiros sinais do trabalho de parto.
Veja o que você deve fazer antes do seu bebê nascer:
E informações importantes que você precisa saber antes de engravidar:
Ah, e assista também esse teste de conhecimento sobre maternidade que fiz com Sabrina Sato: