Filhos nosso espelho. Hoje, conversando com amigas pelo whats, soltei essa frase: filhos: sempre salta aos nossos olhos aquilo que a gente mais vê de nosso neles. Eu estava reclamando de alguns comportamentos dos meninos.
Filhos nosso espelho
E vocês já repararam que aquilo que mais nos irrita, mais nos tira do sério, é aquilo que, normalmente, escancara a nossa própria imagem diante dos nossos olhos? Por aqui é assim.
Leo é muito parecido comigo em vários aspectos (não tão positivos assim). E nesses comportamentos dele eu fico pistola da vida, indignada, me sinto desafiada, agredida.
Só que se eu for analisar criticamente, ele está, praticamente, imitando um comportamento meu. Outro dia foi assim. Tivemos uma briga feia por um comportamento dele que é a minha cara: impaciência, ansiedade, descontrole. Lá começou o bate boca, eu fiquei super chateada, falei o que não devia e sumi por um tempo.
Depois, repeti para mim mesma o que eu mesma havia dito para ele e, adivinhem? Parecia que eu estava falando de mim mesma.
Enfim, um pouco de reflexão porque não é só de piada que a gente vive. Vocês já se pegaram com esse pensamento? Já se viram nos seus filhos e isso incomodou vocês de alguma forma? Fico perguntando para outras mães para, pelo menos ter certeza de que não estou sendo “a mãe doida sozinha” (doida e já em terapia para melhorar e ser uma mãe melhor porque, juro, não quero que meus filhos passem pelas dificuldades que eu passei e ainda passo ao longo da vida.