Categorias: bem estar | Canal MdM | Comportamento/Desenvolvimento Infantil

EFEITO VULCÂNICO – O QUE É E COMO EVITAR

Compartilhe:
pin it

Você já ouviu falar em efeito vulcânico? Talvez você já tenha até sofrido com ele, mas não soube identificá-lo. Pois bem, no post e vídeo de hoje eu explico do que se trata esse “fenômeno” que atinge muitas crianças e também dou ótimas dicas para evitá-lo.

  1. O QUE É:

O efeito vulcânico é causado pela falta de sonecas ou por sonecas curtas demais ao longo do dia. Assim, a criança vai ficando totalmente exausta o que atrapalha, e muito, no processo de relaxar e dormir. Na verdade, ela não consegue dormir. Isso porque, passou do timing ideal para pegar no sono e aí acaba lutando contra ele, o que a deixa muito estressada.(Confira aqui 3 dicas para melhorar as sonecas do bebê).

  1. COMO ACONTECE:

Quando o bebê fica com sono e não dorme aos primeiros sinais de cansaço, o organismo libera o hormônio cortisol. E o cortisol também é o hormônio do estresse, que é liberado quando o bebê chora o choro. Ainda, o cortisol anula os efeitos da serotonina e da melatonina, substâncias envolvidas no processo de dormir, o que leva o bebê a um ponto em que fica totalmente descontrolado.

Em resumo, é assim: quando mais tempo acordado, mais cortisol. O cortisol leva ao choro e aí, libera mais cortisol. Um ciclo vicioso.

  1. O QUE MAIS CONTRIBUI PARA O EFEITO VULCÂNICO:

Além do sono em excesso, também contribuem para o efeito vulcânico o estresse diário, a mudança de rotina, noites de sono inadequadas (com muitos despertares), dor e febre.

Mas, geralmente, é o sono mesmo, aquele do final do dia, que mais leva ao efeito vulcânico. A gente mesmo está acostumado a falar: “ah, ele está assim/fez isso porque está com sono.”

Inclusive, convido você para ver outro vídeo aqui do canal, no qual eu falo sobre a Hora da Bruxa, que é um “fenômemo” que acontece justamente no final do dia.

  1. COMO EVITAR O EFEITO VULCÂNICO:

A melhor forma de evitar o efeito vulcânico é garantir o descanso da criança e, para isso, nada melhor que ela fazer boas e revigorantes sonecas. Isso porque, um bebê que chega exausto ao fim do dia tem grande chance de entrar no efeito vulcânico e, aí, por conta do cortisol, o hormônio do stress, acabar ficando agitado e ter uma péssima noite de sono. Ou seja, é uma bola de neve.

Assim, investir em boas e revigorantes sonecas é a melhor solução, já que elas evitam a tal Hora da Bruxa, que falei aqui, e também garantem um melhor descanso à noite.

Para dicas de como melhorar as sonecas, veja esse vídeo aqui.

Outro detalhe importante é garantir que se coloque o bebê para dormir assim que ele der os primeiros sinais de sono, pois essa é a janela perfeita para ele relaxar e dormir. Aqui, dicas para identificar o momento ideal de colocar o bebê para dormir. Confira.

Veja mais!