O texto de hoje, sobre educação infantil, é de autoria da querida Mariana Bonnás, psicóloga e autora do blog Vida de Gestante e Mãe e, atualmente, focada na tarefa de ajudar pais e mães na nem sempre fácil tarefa de educarem seus filhos.
Nesse seu primeiro texto em colaboração com o blog Macetes de Mãe a Mariana irá falar sobre os maiores erros que nós, pais e mães, cometemos na educação infantil e irá dar dicas de como contornar isso. Confira!
Educação Infantil: Os maiores erros que os pais cometem na hora de educar as crianças
Por Mariana Bonnás, psicóloga autora do blog Vida de Gestante e Mãe
Amanda estava sempre perdida com relação a educação de seus 2 filhos. Ela já tinha lido bastante coisa a respeito, mas parecia que nada funcionava na casa dela. Estava cansada de tentar e pensava que não seria diferente algum dia.
O que a Amanda não sabia é que ela estava cometendo alguns erros na hora de educar e, por isso, que mesmo tendo lido diversas coisas, nada estava funcionando. É muito comum isso acontecer, mas quando ela descobriu seus erros, a educação de seus filhos deixou de ser um problema.
Divido com vocês agora, os maiores erros que os pais cometem na hora de educar.
- Não ter um plano de educação
Tentar “de tudo” ao mesmo tempo não resolve, porque os pais não tem consistência no que fazem. É preciso traçar um plano de como você irá educar e tentar as técnicas encontradas para isso por um período.
Se hoje você fizer X e amanhã Y, seus filhos se sentirão perdidos e não saberão como devem se comportar. Consequentemente a forma de educar não será efetiva. É bacana tentar formas diferentes, mas cada uma de uma vez, com consistência e por um período, de pelo menos 1 mês, para teste.
- Não ter regras claras
As regras são indispensáveis no momento da educação. São elas que darão “o norte” para as crianças sobre o que devem fazer e também possibilitará de você saber o que cobrar ou não de seus filhos.
Crie regras claras, objetivas e no positivo. Por exemplo, ao invés de criar a regra: não bagunce seu quarto, crie: mantenha seu quarto em ordem. Desta forma as crianças entenderão as regras da casa e ficará mais fácil de cumprirem.
- Só se preocupar com o agora
É muito importante que se olhe para a educação a longo prazo, pois é ela que garantirá que as crianças se tornem bons adultos. Portanto, mesmo que hoje seu filho não esteja dando trabalho, é necessário observar os comportamentos dele e pensar se a longo prazo trarão benefícios.
Por exemplo: uma criança que nunca faz birra, pode ser sinal de que os pais estão sendo permissivos demais e isso a longo prazo não é positivo. Mesmo que hoje seja bom dar tudo que ela quer para que não tenha comportamentos inadequados, futuramente trará uma série de prejuízos a sua vida, uma vez que esta criança não saberá lidar com frustrações.
Pense em como você está educando seus filhos e se está fazendo alguma dessas coisas que eu citei. Talvez, assim como com a Amanda, estes sejam os problemas da educação não estar funcionando na sua casa. É sempre tempo de mudar, para que nossos filhos também mudem e possam ser adultos melhores um dia.
Grande beijo,
Mariana Bonnás
O Texto Educação Infantil: os maiores erros que os pais cometem na hora de educar as crianças é de autoria de Mariana Bonnás, psicóloga (CRP 04/41693), especialista em comportamento humano, palestrante e autora do blog Vida de Gestante e Mãe. Seu foco principal hoje é auxiliar pais e mães a educarem seus filhos da melhor maneira possível.
>>> Leia também: Sobre castigo e educação