Categorias: Coluna Ginecologista e Obstetra

Doação de óvulos: tudo o que você precisa saber

Compartilhe:
pin it

Hoje vamos falar de um assunto um pouco diferente do que estou acostumada aqui no blog, mas importante para muitos casais: doação de óvulos.

Muitos casais encontram dificuldades para engravidar, e então, procuram tratamentos de reprodução assistida. Nesse post, feito pelo nosso colunista, o Dr Alfonso Araújo, ginecologista e obstetra, vamos entender o que é como funciona a doação de óvulos. Confira e compartilhe!

Doação de óvulos: Tudo o que precisa saber sobre o assunto

A doação de óvulos é uma das técnicas de reprodução assistida que tem sido bastante comentada nos últimos anos. Por meio desse método, é possível ajudar mulheres que apresentam dificuldade para engravidar. Inclusive, este é um problema bem mais recorrente do que se pode imaginar.

Lembro-me de um caso que atendi e que se tratava exatamente disso. Uma mulher jovem que logo após casar tentou engravidar por meses, mas não obteve sucesso.

Ela foi orientada a procurar um especialista, e tentou fazer Fertilização in Vitro algumas vezes, mas sem resultados. Seu desgaste emocional já era tanto que ela estava quase desistindo. Foi então que ela ouviu falar da doação compartilhada de óvulos e procurou uma clínica especializada no assunto para tirar suas dúvidas e iniciar o tratamento.

E o resultado não poderia ser outro. A paciente passou por um processo de preparação e recebeu óvulos de uma doadora anônima. Alguns meses despois, ela teve a felicidade de receber um resultado positivo para gravidez.
Se você se identificou com a história acima e deseja saber mais sobre o assunto, continue lendo esse post e descubra o que é a doação de óvulos, como funciona esse procedimento, quem pode doar e muito mais. Confira!

O que é doação de óvulos?

A doação compartilhada de óvulos é uma técnica de reprodução assistida que envolve duas mulheres. Uma delas que deseja ter filhos, mas que não tem óvulos saudáveis ou adequados para a concepção, e uma mulher que produza uma quantidade maior de óvulos e que tem o desejo de doá-los.

Como funciona o procedimento

O procedimento para doação de óvulos é bem simples. Para começar, tanto a doadora quanto a receptora do óvulo terão que realizar vários exames para garantir não só a compatibilidade entre elas, como também para se certificar sobre a qualidade dos óvulos que serão doados.

Em seguida a clínica faz todo o processo de “ligar” essas duas mulheres. Ou seja, ver qual doadora é
a mais adequada para a receptora.

Feito isso a doadora passara por um processo de estimulação ovariana. Este é um processo simples e que não gera qualquer efeito hormonal excessivo no organismo da doadora. Após essa etapa, é feita a coleta dos óvulos, que também são avaliados.

Os óvulos coletados nesse caso, seriam aqueles que a mulher elimina naturalmente na menstruação. Dessa forma, o sistema reprodutivo ou a quantidade de óvulos da mulher não é afetado.

Fertilização

Uma vez coletados e selecionados, os óvulos são fertilizados com o sêmen do marido da receptora, que também passa por uma avaliação e tratamento prévio. O próximo passo consiste em introduzir o óvulo fecundado no útero da receptora.

Vale lembrar que o procedimento de doação de óvulos é feito de maneira anônima. Ou seja, tanto a doadora quanto a receptora do óvulo não têm suas identidades reveladas.

Além disso, durante esse processo, a clínica geralmente custeia as despesas da doadora, como medicações, transporte, alimentação, exames, procedimentos, internação entre outros, mas ela não recebe qualquer “pagamento” pela doação.

Quem pode doar e receber óvulos

Para doar óvulos, a mulher precisa atender alguns pré-requisitos, muitos inclusive exigidos pela
legislação brasileira. São eles:

• Ter no máximo 35 anos de idade;
• Mulheres que tenham uma boa saúde (que deve ser atestada via exames) e que produz uma
quantidade adequada de óvulos;

Já no caso da receptora é necessário apenas ter boas condições de saúde.

É um procedimento seguro? quais as chances de dar certo?

Se feita em uma clínica de reprodução assistida especializada a doação de óvulos é totalmente segura, tanto para quem recebe o óvulo como para quem doa. Todo o procedimento é feito seguindo protocolos rigorosos para garantir a saúde e bem-estar das mulheres, bem como a preservação da identidade de cada uma delas.

A taxa de sucesso desse tipo de procedimento é bem alta. Não é à toa que cada vez mais mulheres estão buscando esse método para concretizar seu sonho de ser mãe.

Conclusão

A doação compartilhada de óvulos pode ser uma ótima alternativa para quem deseja engravidar, ou até mesmo para mulheres que desejam doar os óvulos. Mas, o ideal é procurar uma clínica especializada na técnica para tirar todas as dúvidas, e ainda realizar o procedimento com
profissionais e de maneira segura.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Veja mais!