Macetes de Mãe

Dicas para fazer CPF e RG de bebê

RG Bebê

Minha sobrinha acabou de nascer. Semana passada ela completou 1 mês de vida e já tem CPF, RG e até passaporte. Mas por que tudo isso já? Tão rápido? Porque os pais dela estão indo morar fora do país e a bebê precisa de um passaporte para sair com os pais, então, eles correram atrás de tudo e providenciaram rapidinho toda a documentação.

Só que providenciar esses documentos é importante não somente para quem vai morar fora, viajar para fora ou algo do tipo. É sabido que crianças podem utilizar a certidão de nascimento como documento válido por um bom tempo (em alguns casos vale até a cópia autenticada desse documento), mas também é importante providenciar os documentos nacionais RG e CPF o quanto antes. E você sabe por quê? Porque se algo acontecer a criança, como um sequestro ou roubo (óbvio que ninguém quer nem pensar nisso, mas, infelizmente, coisas horrorosas assim acontecem), fica mais fácil de identificar e achar a criança.

Ok, mas não vamos falar em casos hipotéticos e raros de acontecer (sequestro, roubo de menores). Vamos falar de dia a dia, de utilidade prática no dia a dia desses documentos (CPF e RG).

Eles são importantes porque a criança irá utilizá-los em vários momentos da vida: para fazer consultas, para viajar, para te acesso a plano de saúde, enfim, uma infinidade de burocracias. Então, por que não cuidar disso o quanto antes?

Eu acho super importante providenciar os documentos dos pequenos assim que possível e isso pode ser feito mesmo que o bebê tenha dias de vida.

Veja também: dicas para fazer passaporte para bebê.

Então, no post de hoje, compartilho com vocês as orientações de como fazer CPF e RG de criança. Espero que as dicas sejam úteis.

IMPORTANTE: as informações abaixo referem-se a documentos feitos em São Paulo. Caso você resida em outro estado/cidade, verifique como é o procedimento no seu município (as regras podem variar de localidade para localidade).

CPF:
Qual a idade mínima para fazer?
Não há idade mínima para fazer CPF. Um recém nascido já pode ter o seu.

Onde é possível fazer o CPF?

Na verdade, em São Paulo e no Rio de Janeiro, o CPF já é emitido junto com a certidão de nascimento. Entretanto, em outros locais que isso não ocorre, ele pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Obs: No caso de bebês, não é possível fazer via internet. Para fazer através da internet, tem que ter o número do Título Eleitoral do solicitante o que, claro, bebês não tem.

Quanto custa?
R$ 7,00 em 04 de junho de 2017.

Que documentos são necessários?
Certidão de nascimento do bebê e documento com foto do pai ou da mãe (quem for providenciar o CPF do bebê).

O que você precisa saber:

RG – CARTEIRA DE IDENTIDADE
Qual a idade mínima para fazer?
Não há idade mínima para fazer o RG. Um recém nascido já pode ter o seu.

Onde é possível fazer o RG?
Se você mora em São Paulo, pode fazer em uma das unidades do Poupatempo. Para isso, você terá que agendar um dia e horário, o que pode ser feito clicando aqui. Se você mora em outra localidade, é importante se informar antes onde esse documento é feito no seu município.

Já no Rio de Janeiro, crianças que nascem em maternidades específicas, já saem com o CPF e o RG registrados na Certidão de Nascimento (quando a certidão é feita na própria maternidade). Ainda, segundo informações de uma seguidora, em todo o estado, certidões de nascimento emitidas no cartório também já saem com o CPF e RG da criança registrados.

No rodapé do post, links com notícias que divulgam essa informação.

Quanto custa?
Gratuito quando for feito pela primeira vez.

Que documentos são necessários?

O que você precisa saber:

Por que fazer o RG do bebê afinal?

Sei que agora as crianças também já estão saindo com o número da carteira de identidade também na certidão de nascimento. O projeto começou em 2016 em maternidades específicas e agora já é feito em todos os cartórios do Estado.

Importante:

Há algum tempo, uma seguidora me relatou que tentou fazer o RG de sua filha e não conseguiu, pois não foi possível identificar as digitais da criança (até três anos eles não tem as digitais totalmente formadas). Segunda a informação que a leitora recebeu “Desde que mudou o sistema de cédula tradicional para carteira digitalizada, não é mais possível emitir o documento se não puder fazer a leitura e cadastro de todas as 10 digitais”. Procurei informações mais detalhadas na internet, mas não encontrei. Encontrei apenas essa notícia informando sobre a mudança no formato da Cédula de Identidade (agora digitalizada). Dessa forma, a dica é contatar o órgão responsável pela emissão desse tipo de documento na sua cidade e checar essa mudança nas regras antes de fazer o RG do seu filho.

 

Links:

http://www.cnj.jus.br/noticias/judiciario/82904-rj-comeca-a-emitir-certidao-de-nascimento-com-rg-e-cpf

https://cnj.jusbrasil.com.br/noticias/364918094/rj-comeca-a-emitir-certidao-de-nascimento-com-rg-e-cpf

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/2016-07-14/bebes-nascidos-no-estado-do-rio-sairao-com-rg-e-cpf-da-maternidade.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/07/bebes-poderao-sair-da-maternidade-no-rj-ja-com-carteira-de-identidade.html

 

Assista também esse vídeo com dicas para sair sozinha com o bebê:

Sair da versão mobile