O post de hoje, da coluna Arquitetura e Decoração, é bem daqueles que gosto. Ele traz dicas criativas e moderninhas para utilizar caixotes de feira na decoração do quarto de crianças. Adoro esse tipo de inspiração porque, além de ser fácil de fazer e dar um charme todo especial ao ambiente, ainda recicla e reaproveita materiais. Uma forma bem legal de levar sustentabilidade para a sua casa.
As dicas são da Michelle Mariotto, arquiteta, sócia do site Midaidéia e nossa colunista.
Dicas e inspirações para decorar com caixotes de feira
Por Michelle Mariotto
Oi, mamães, tudo bem? Hoje meu post é dedicado àquelas que precisam de uma ideia bacana – e relativamente simples de ser colocada em prática! – para organizar e dar uma bossa ao quarto das crianças.
Já pensaram em usar caixotes de feira com essa finalidade? Se não, vocês vão se surpreender.
Tem preconceito com a reciclagem dessas peças? Então dêem só uma olhadinha nas fotos abaixo que essa má impressão vai cair por terra.
Se bem trabalhadas, essas caixas podem ser o curinga de que vocês precisam para transformar o ambiente num espaço mais fofo e arrumadinho. Querem ver?
Essa é, de longe, a maneira mais simples de usá-las. Basta organizar da maneira desejada e parafusar na parede, em seu estado original. Molezinha, vai!
“Dificultando” um pouquinho a coisa, é só adaptar rodízios nas quatro extremidades para transformá-la numa caixa de brinquedos prática e moderninha. Os coloridos ficam o must!
Essa, além das rodinhas, ganhou reforços nas laterais. O que acabou deixando com uma aparência mais “industrial”, por assim dizer.
Básica da básica.
Elaborando um pouquinho mais, é só adaptar um estofado sobre a caixa e ganhar um pufe-baú fofíssimo.
O próximo passo no grau de dificuldade seria pintar a caixa. E, se quiser, aplicar adesivo ou tecido em algumas áreas para personalizá-la um pouco mais.
Agora, se você é daquelas que, além das habilidades manuais, tem também uma veia artística, solte a imaginação desenhando as peças. Essa em tons pastel ficou pura fofura!
Subindo mais um degrau na escala de dificuldade, fica lindo pintar os lados externos com uma única cor e variar nos internos.
Basta fazer uma composição diferente e olha só que efeito! Amei a combinação de cores e a volumetria criadas aqui.
Aplicação de motivos variados nos fundos dos caixotes é outro recurso super personalizável. Seja papel, tecido, adesivo – o que a imaginação mandar.
Olha que mega estante!
Amei essa ideia! A mais dificinha de todas, porque requer um marceneiro ou alguém muito habilidoso para cortar a caixa ao meio, na vertical.
Corte feito? Pintura nela, parafusos na parede e voilá! Um suporte para livros simples e eficiente.
O melhor de tudo nessas ideias? É que se pode colocá-las em prática por um custo bem baixinho. Ah, vale lembrar que quanto melhor o estado da caixa, mais fácil fica deixá-la bem acabada. (Nosso amigo Google traz muitas opções interessantes numa busca rápida). #ficaadica
Gostou dessas inspirações? Então espia o Blog Midá ( www.blogmida.com.br) que tem post irmão com ideias para outros ambientes da casa!
Fotos: Reprodução