Usar açúcar estava fora de cogitação, pois eu estava determinada a não oferecer doces para o Léo até ele completar dois anos de vida, e adoçar com suco de laranja lima eu testei e também não funcionou. Aí, o jeito, foi usar a criatividade e testar outras misturas. Nesse ponto, foi que resolvi experimentar dar abacate batido com banana. E não é que ele aceitou? E super bem!
O Léo sempre amou banana, banana é super doce e a consistência da banana combina com a consistência do abacate. Bingo! Estava resolvido, eu iria testar. E foi aí que experimentei e ele gamou! Desde a primeira vez, papou o prato cheinho e desde então tenho incluído essa mistura na dieta pelo menos duas vezes por semana.
Mas como é a receita certinha dessa combinação?
Eu bato no liquidificador uma banana prata com duas colheres de sopa bem cheias de abacate . Opto por bater para o doce da banana pegar bem no abacate e não ficar aquela coisa estranha de metade doce, metade não (que poderia acontecer se fôssemos só misturar com um garfo).
E por que é tão importante a criança comer abacate?
É importante o abacate fazer parte da dieta de bebês e crianças porque ele é fonte de vitamina A e E e de minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio.
E tem algum cuidado especial no preparo?
Sim. O ideal é bater o abacate com a banana e servir imediatamente, pois ambas as frutas tendem a ficar escuras logo e aí a aparência da tal papinha fica bem menos atrativa (para não dizer horrenda).
E dá para testar com outras frutas?
Claro, com as quais preferir. Mas a minha dica é fazer a mistura usando uma fruta cuja consistência combine com a do abacate, que seja bastante doce (a ideia é adoçar mesmo o abacate) e que a criança goste, é claro. Manga e mamão tendem a combinar bem com abacate, por que você não experimenta? (eu não cheguei a testar).