Tirando as restrições alimentares por conta da APLV do Léo (ele não toma leite, não come derivados e nem alimentos que contenham leite), ele nunca me deu muito trabalho para comer. Deu aquele trabalhinho básico, inicial, de estranhar um pouco as novidades, mas depois sempre bateu um pratinho cheio. Só que nem todos os bebês e crianças são assim. E não são mesmo! Segundo um estudo que eu já mencionei aqui no blog, cerca de 50% das crianças apresentam algum tipo de problema alimentar, seja não querendo comer ou comendo demais.
E foi justamente tendo isso em mente, e também a experiência de já ter cuidado da alimentação de mais mais de 300 famílias ao longo de cinco anos, que uma das sócias fundadoras da Dedo de Moça resolveu criar a Dedinho de Moça, uma extensão da empresa mãe e que tem por objetivo levar o prazer de comer bem também para a rotina dos filhotes.
Eu conheci a Dedinho de Moça através de uma amiga que encontrei em uma viagem (viagem essa que também já apareceu aqui no blog). Quando nos vimos, ela estava dando uma papinha com um aroma delicioso para a filhota de oito meses e é claro que eu quis saber a receita. Aí, ela me contou que havia tirado do livro O que fazer para meu filho comer bem, de autoria da engenheira de alimentos e chef de cozinha Mayra Abucham, a principal idealizadora da Dedinho de Moça.
Bom, essa conversa me fez querer saber mais sobre o projeto e fui atrás da Mayra. Depois de alguns dias, nos encontramos para um café e ela me falou um pouco sobre a Dedinho de Moça e de como ela pode ajudar pais nos seus perrengues diários com a alimentação dos filhos.
A Dedinho de Moça surgiu, na verdade, da observação de que muitos pais tem dificuldade em fazer seus filhos comerem adequadamente e também do conhecimento de que uma boa alimentação na infância gera adultos saudáveis. Assim, tendo isso e mente e buscando melhorar a qualidade de vida das famílias através de momentos agradáveis de convivência à mesa, Mayra convidou a nutricionista especializada em nutrição Infantil, Priscila Maximino, para trabalharem juntas na Dedinho de Moça.
Bom, mas como a Dedinho de Moça propicia esses momentos agradáveis de convivência à mesa? De várias formas, justamente porque não há uma receita única e universal que funcione em todos os lares. Na Dedinho de Moça, elas oferecem um “cardápio” de serviço e os pais optam por aquilo que melhor se encaixa nas suas necessidades. Entre as opções de serviços estão:
•Cardápio semanal equilibrado: através de um questionário de hábitos e preferências da criança, elabora-se um cardápio personalizado com receitas simples, nutritivas e saborosas, que podem tanto ser preparadas por pais quanto por cuidadoras.
•Aula de culinária em grupo: com duração de três horas, são ensinadas receitas e passadas dicas sobre alimentação saudável. A aula acontece na cozinha Dedo de Moça e é focada em mães e cuidadoras (mas papais também podem participar). Atualmente, são oferecidas as seguintes aulas: Meu filho não come, Meu filho come demais, O que dar de lanche.
•Almoço e bate papo entre mães: durante um encontro descontraído, com almoço servido na cozinha da Dedo de Moça, mães discutem seus casos de alimentação infantil e trocam experiências com a mediação da Mayra (chef) e da Priscila (nutricionista). São levantadas e respondidas questões como: “Posso dar adoçante? Criança faz dieta? Quanto meu filho precisa comer? Quanto doce meu filho pode comer? Qual aimportância nutricional de cada alimento?”
•Aula de papinhas em casa: duas aulas de três horas de duração com uma chef especializada. Receitas a serem escolhidas a partir de uma lista fornecida pela Dedinho de Moça.
•Aula de comidinhas em casa: três aulas de três horas de duração com uma chef especializada. Receitas a serem escolhidas a partir de uma lista fornecida pela Dedinho de Moça.
•Aula sob medida: uma aula de três horas de duração com uma chef especializada. Receitas a serem escolhidas a partir de uma lista fornecida pela Dedinho de Moça.
•Pacotão “vou tentar de tudo”: essa opção é para aquela mãe que já tentou de tudo mesmo, mas nada surtiu efeito. Nesse caso, é oferecida uma alternativa mais completa e sensorial, vivida através de experiências práticas que incluem: ida da criança à feira para conhecer os alimentos, aula de culinária em grupo (aula para a mãe, pai ou cuidadora), produção de cardápio semanal e participação em um almoço e bate papo entre mães (para a mãe).
O que eu achei legal da Dedinho de Moça e que deu para perceber claramente no meu bate papo com a Mayra é que existe muito equilíbrio, bom senso, cuidado e respeito em tudo que elas propõem. Se a criança não suporta um alimento, em vez de elas obrigarem a mãe a incluí-lo na dieta da criança, ele será substituído por outro que atenda as mesmas necessidades e forneça os mesmos nutrientes (e é dada a sugestão de que ele volte a ser oferecido depois de um tempo novamente). Também não existe na Dedinho de Moça aquela coisa de “não pode isso, não pode aquilo”. Para elas, a alimentação deve ser um prazer e não um castigo. Leveza é o lema!
Outro ponto que me chamou MUITA atenção na Dedinho de Moça é a formação e a experiência profissional e pessoal de quem trabalham lá. A Mayra é engenheira de alimentos, chef de cozinha, autora do livro O que fazer para meu filho comer bem e mãe de quatro!!! (que experiência pode ser maior que cuidar de quatro!!!?? Eu não consigo imaginar! Risos!). A Priscila é especialista em nutrição infantil, tem especialização em atendimento de adolescentes, mestrado em ciências pela UNIFESP e formação profissional em pesquisa clínica. Além disso, é autora do livro “Guia descomplicado da alimentação infantil”, juntamente com o pediatra e nutrólogo Dr. Mauro Fisberg. Além delas, integram a equipe outras chefs, nutricionistas, pediatras e, é claro, mães!
Ainda, a Mayra e a Priscila participaram, há pouco tempo, do reality show Meu Filho Não Come, do programa Bem Estar, da Rede Globo. Lá, juntamente com o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, elas ajudaram diversas famílias que tinham problemas em fazer seus filhos comerem adequadamente. Vocês poderão visualizar todos os episódios aqui, mas para dar uma palhinha, compartilho um deles com vocês (clique na imagem abaixo).
E, antes de finalizar o post, acho que vale a pena falar um pouco sobre o livro de autoria da Mayra: O que fazer para o meu filho comer bem. Ele foi escrito com base na experiência profissional e pessoal da autora e fornece dicas diversas sobre como começar a introdução de sólidos, com quais alimentos iniciar, como preparar papinhas e comidinhas que servem para toda a família e ainda traz receitas completas e fáceis de preparar. Tudo num aproch de mãe para mãe, numa linguagem simples, descomplicada, acessível e agradável. Vale a pena conferir!
Se você quiser saber mais sobre a Dedinho de Moça e sobre os serviços oferecidos, entre em contato por e-mail ou acesse um dos canais abaixo:
Blog (não perca as dicas que elas dão no blog!)
Facebook (ótimas dicas também!)