Macetes de Mãe

Crianças: as doenças de verão mais comuns (sintomas e como prevenir)

Estou para fazer esse post desde o início do verão, mas com a correria das férias escolares ele está  ficando pronto só agora. Nele, eu trago uma listinha com os oito problemas/doenças que mais costumam incomodar as crianças nessa época do ano. Confira quais são eles, quais os sintomas e como evitar. Também vale a pena compartilhar a informação com as amigas.

Photo Credit: 藍川芥 aikawake Flickr via Compfight cc

Diarreia e vômito

Ela está no topo da lista. A gastroenterite é uma infecção do sistema gastrointestinal adquirida ao ingerir alimentos mal lavados ou água contaminada.

Impetigo

O impetigo é uma infecção causada pelo desequilíbrio de bactérias na pele. Ela acontece a partir da contaminação de um ferimento pré-existente como picadas de inseto, assaduras ou cortes (Leo teve impetigo devido a assadura).

Insolação

Vale reforçar, todos os anos, que a exposição solar e a baixa ingestão de líquidos é um perigoso para saúde, ainda mais das crianças.

Conjuntivite

A conjuntivite viral tem picos de contaminação no inverno e também no verão e aconteceu por uma inflamação na membrana transparente que cobre a parte branca do olho e dentro da pálpebra.

Otite

Depois do resfriado a otite é uma das doenças que certamente o seu filho terá. Quando a criança fica muito tempo em contato com a água, no mar ou na piscina ela aumenta as chances de pegar fungos ou bactérias que afetam o ouvido.

Dengue

O verão é a época do ano em que aumentam os casos de dengue. A doença é transmitida pela picada do famoso mosquito contaminado Aedes aegypti.

Brotoeja

Devido ao calor e ao excesso de suor os bebês podem ter erupções cutâneas (Leo sempre teve muita brotoeja. Caê tem menos, mas também tem).

Micose

A micose é uma infecção causada por fungos e tem relação com o excesso de umidade da pele.

Se mesmo com essas ações de prevenção o seu filho ter um dos sintomas acima converse com o pediatra. Com o tratamento correto as crianças saram rapidinho e ainda conseguem aproveitar o melhor do verão.

Sair da versão mobile