No fim, resolvi de uma forma bem simples e deu super certo.
Primeiro, eu não levei as papinhas doces. Deixei para dar frutinha esmagada que peguei no próprio hotel: banana, pera, etc… Uma coisa a menos para levar.
Mas ainda restava eu resolver o problema da papinha salgada, que ele estava comendo só no almoço, naquela época.
![]() ![]() |
Bolsinha térmica da Skip Hop usada para transportar parte das papinhas. |
A outra bolsinha que usei foi uma bolsinha térmica da Empório da Papinha. Essa bolsinha não vem com gelzinho para congelar e manter os alimentos resfriados por mais tempo, mas aí eu coloquei dentro uma placa de plástico que vai água dentro e que também congelei com antecedência. Detalhe: essa placa foi invenção minha. Essa placa veio com o meu climatizador de ar Eletrolux e é usada dentro dele justamente para refrescar o ar que ele emite na função brisa. Olhei para o negócio e pensei que poderia funcionar. Pois funcionou perfeitamente, até melhor que a bolsinha de gel (vale a pena checar se não vende algo parecido por aí, isso eu não sei dizer).
![]() ![]() |
Essa é a bolsinha térmica do Empório da Papinha e a plaquinha de plástico que eu falei que tirei do Climatizador Eletrolux. |
Bom, foi mais ou menos isso que eu fiz para levar as papinhas congeladas nesta viagem com o Léo. Acho que se vocês seguirem essas orientações, não deverão ter problemas.
Bom, mas para garantir que não ficou nenhuma dúvida, vou recapitular o que eu coloquei acima nos 10 tópicos abaixo. Ah, também coloco a seguir umas dicas extras super úteis que não comentei no texto:
- Na semana anterior à viagem prepare as papinhas da forma que você prepara normalmente.
- Não teste receitas novas em viagens. Deixe para fazer isso na volta. Se alguma papinha nova que você levar seu filhote não gostar ou fizer mal, você estará em apuros.
- Sempre leve algumas papinhas extras, para uma eventualidade.
- Se possível, congele as papinhas em saquinhos (eu usei os para congelar leite, da Lansinoh) ou, então, congele em potinhos, mas tire antes e coloque em saquinhos. Dessa forma ocupa bem menos espaço.
- Coloque as papinhas na(s) bolsinha(s) térmica(s) só na hora que estiver saindo de casa. Não esqueça de colocar dentro das bolsinhas esses envelopes com gel que vão para o freezer e que ficam congeladinhos também. Elas servem para manter a papinha resfriada por mais tempo (ou use o macete que eu comentei acima, da plaquinha de plástico com água dentro, que tem no climatizador da Eletrolux).
- Quando as bolsinhas térmicas já estiverem fechadas, passe bastante filme plástico em volta e, se possível, envolva-a numa fralda. Ela irá “suar”e poderá deixar únido o que tem em volta.
- Escolha bolsinhas térmicas pequenas, mesmo que você tenha que levar mais de uma. Quanto mais cheia a bolsinha, melhor ela conservará a temperatura e levará mais tempo para descongelar as papinhas. Ainda, se você escolher uma bolsinha grande, ela não caberá dentro do congelador do frigobar do hotel (lembre-se, eu comentei acima que guardei as papinhas no congelador do frigobar mas dentro das bolsinhas térmicas).
- Leve as papinhas na sua bagagem de mão, para evitar que você chegue no destino e elas não.
- Ao chegar no destino, coloque as bolsinhas térmicas de volta no freezer ou congelador imediatamente (como eu já comentei, o congelador do frigobar, na temperatura máxima, dá conta).
- Use primeiro todas as papinhas de uma bolsinha e só depois utilize as da outra (se você levar mais de uma). Como disse, quanto mais cheia as bolsinhas estão, com mais eficência elas mantém a temperatura.
- Para descongelar as papinhas, minha dica é deixar por algumas horas em temperatura ambiente (3 a 4 horas em dias quentes é o suficiente ou deixar dentro de um pratinho com água quente. Evite usar o microondas, mesmo sendo os saquinhos BPA free. (uma leitora que me lembrou desse detalhe)
- Para aquecer a papinha, peça para usar o microondas do restaurante do hotel. É só dizer por quantos segundos colocar que eles fazem sem problema nenhum (lembrei de inserir essa dica por conta de um questionamento de outra leitora.
Leia outros posts relacionados a esse assunto:
Dicas que ajudam na hora da papinha
Introduzindo papinha de frutas e suquinho na dieta do bebê
Técnica para ajudar o bebê a comer papinha
Receita de papinha salgada
Viajando com bebês – como organizar a mala
Viajando com bebês – o que levar na mala
Viajando de avião com um bebê – o que você deve saber
Confira dicas para congelar e descongelar papinhas nesse video do Canal Macetes de Mãe: