O que você me sugere já que você não cumpriu o nosso combinado? Você questiona seu filho sobre os combinados de vocês?
Foi assim que questionei meu filho mais velho sobre nosso combinado outro dia.
Combinados
Dia desses, Leo não cumpriu um combinado nosso. Quando eu percebi, fui falar com ele. Em vez de já sair brigando e reclamando, resolvi chamá-lo para uma conversa. Fiz ele pensar e refletir sobre a sua atitude e propor uma solução para a questão.
Ele, com cara meio emburrada – e um tanto envergonhado – concordou que errou e se comprometeu a ficar mais atento de agora em diante (pra não “esquecer” do nosso combinado). No dia seguinte, à noite, antes dele dormir, voltei nesse ponto com ele, para rever nossa conversa e nosso combinado, e pedir seu comprometimento pra não termos mais “esquecimentos”.
Por que estou contando tudo isso?
Porque neste dia eu tentei sair do automático. Meu padrão seria já chegar brigando porque sei que ele tentou me dar um “pedala”. Mas fiz diferente, eu joguei a responsabilidade para ele. Fiz ele assumir o seu erro e propor uma solução.
E fiz isso porque não adianta a gente só seguir as regras de como a gente funciona, também tem que observar como os filhos funcionam. E, no caso do Léo, é sendo CHAMADO para a ação, e não sendo OBRIGADO a agir.
Como é por aí? Como vocês lidam com essas situações de impasse? Alguma dica para conseguir a colaboração dos filhos de forma mais tranquila e harmônica para todos. Sugestões são muito bem vindas sempre!