Como prometido, vou postando, por capítulos, o resumo do livro Os Segredos de uma Encantadora de Bebês. Hoje segue o CAPÍTULO 1. Boa leitura!
CAPÍTULO UM – Amando o bebê que você deu à luz
Chegando em casa, siga o seguinte procedimento:
Comece um diálogo com o seu bebê fazendo um tour com ele pela casa. Com voz suave e baixa, apresente cada um dos cômodos;
Dê um banho no bebê, sempre dialogando com ele;
Amamente-o;
Coloque-o no berço para dormir;
Durma você mesma.
A personalidade dos bebês:
A personalidade de cada bebê costuma manifestar-se entre o terceiro e quinto dia de vivência no lar.
Os bebês costumam se portar de forma diferente com pessoas diferentes.
Realizar o teste do livro, página 28, para identificar o tipo de personalidade do bebê (necessário ver no livro).
Os tipos de bebês:
Anjo: doce, eternamente sorridente, muito pouco exigente. Não é perturbado por ambientes novos. Facilidade para se alimentar, brincar, dormir. Não chora quando acorda. Quase sempre se acalma sozinho. Muitos dormem toda a noite a partir da terceira semana.
Livro-texto: é um bebê previsível e é fácil de lidar com ele. Chega nos marcos exatamente como o previsto. Nos períodos que seu apetite aumenta, ele ganha peso e se desenvolve. Com uma semana já consegue brincar sozinho. Murmura muito e olha ao redor. Sorri quando alguém sorri para ele. Geralmente dormem a noite toda a partir da sétima ou oitava semana.
Sensível: assusta-se facilmente, pisca ou tenta afastr-se de luzes fortes, chora sem motivo aparente. Pode ficar irritado depois de muitas pessoas pegá-lo ou depois de passear. Brinca sozinho, mas depois tem que se certificar da presença de alguém conhecido. Gosta de sugar e pode alimentar-se de forma errática. Tem dificuldade de pegar no sono e costumam sair dos horários programados. Para acalmá-lo, simule o ambiente do ventre: envolva em um pano bem firme, coloque o no seu ombro, faço/toque sons imitando os do útero e dê tapinhas nas suas costas simulando batimentos cardíacos.
Enérgico: costuma acordar gritando, chora quando está sujo, balbucia alto, se debate. Costuma segurar o objetos mais cedo.
Irritável: costuma estar de mau humor, irritado, sem paciência. Não gosta de tomar banho nem de ser trocado. Não gosta de ser envolvido em panos. Deve-se tocar para ele dons que imitam o útero.
DICA: ao embalar um bebê, deve ser de frente para trás (e não para os lados ou de cima para baixo).