Macetes de Mãe

Azia na gravidez: como evitar adotando algumas dicas práticas

azia na gravidez

Se você já é mãe de dois, deve saber que azia na gravidez é muito comum. E se você está grávida pela primeira vez, não deve se assustar com a azia que vai sentir. Claro, nem toda mulher grávida sente os mesmos sintomas, mas é comum ter azia durante a gestação e é possível evitá-la.

Nesse post, nosso colunista, o ginecologista e obstetra Dr. Alfonso, explica porque acontece azia na gravidez e compartilha algumas dicas de como evitar. Confira!

Leia também: seis dicas para o trabalho de parto

Azia na gravidez: como evitar adotando algumas dicas práticas

A azia na gravidez é bastante comum. Ela ocorre justamente porque o útero se expande para acomodar o feto em desenvolvimento.
Consequentemente, ele acaba fazendo pressão sobre o estômago, gerando esse tipo de desconforto. Mais de 70% das gestantes sofrem com esse tipo de problema ao longo da gestação.

Geralmente o quadro se agrava nos últimos meses de gestação, por conta do crescimento do bebê. Mas, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para acabar com o problema. Confira abaixo!

  1. Evite deitar de barriga para cima

    Ao deitar de barriga para cima você acaba aumentando a pressão sobre o estômago. Com isso é mais fácil sentir a sensação de desconforto. O ideal é deitar sempre de lado, até mesmo para evitar sobrecarregar a coluna.

  2. Tenha uma alimentação saudável

    Mais uma das dicas de como evitar a azia na gravidez é ter uma alimentação saudável. Isso porque, muitos alimentos acabam aumentando o nível de desconforto, como é o caso dos refrigerantes e comidas gordurosas. O ideal é que você mantenha uma alimentação rica em produtos naturais. Além disso, foque no consumo de fibras, pois elas ajudam no funcionamento do sistema digestivo e intestinal.

  3. Não beba líquidos durante as refeições

    Outra dica importante que pode te ajudar a evitar a azia na gravidez é evitar tomar líquidos durante as refeições. Quando você ingere bebidas junto com a comida, também aumenta a pressão no sistema digestivo. Com isso, acaba se sentindo cheia mais rapidamente. Principalmente se a bebida for gaseificada. O ideal é que você não tome líquidos durante a refeição, e também 30 minutos antes e depois dela. Isso ajudará, inclusive, no consumo de porções adequadas.

  4. Fracione suas refeições

    Outro hábito que pode te ajudar a evitar esse desconforto é fracionar as suas refeições. Quando você come em excesso, a pressão do sistema digestivo aumenta, fazendo assim que você sinta a azia. Logo, o ideal é fracionar. Ou seja, coma porções de comida menores, em intervalos de tempo mais curtos. O ideal é comer de duas em duas horas. Uma boa dica é fazer lanches saudáveis que aumentem a sensação de saciedade, mas que não pesem no estômago. Uma excelente alternativa são os mix de grãos e nozes, e frutas como banana e abacate.

  5. Evite deitar logo após comer

    Outra dica que pote de ajudar a evitar a azia na gravidez é evitar deitar logo depois de comer. Principalmente depois das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Espere alguns minutos de modo que o sistema digestivo já inicie o processo de digestão. E se for deitar, prefira sempre a posição de lado, de modo que não haja ainda mais pressão sobre o seu estômago.

Conclusão

Se a azia na gravidez persistir mesmo depois de você colocar as dicas acima em prática, não deixe de procurar o seu médico. Ele poderá te dar todas as orientações necessárias e até mesmo indicar medicamentos adequados para o combate da azia durante a gestação.

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Sair da versão mobile