Macetes de Mãe

Alimentos que podem causar cólicas

Alimentos que causam cólica. Esse é um assunto que eu demorei a tratar aqui no blog justamente porque não há um consenso se, realmente, a dieta da mãe faz alguma diferença na ocorrência ou não de cólicas no bebê. Há pediatras que dizem que sim e que orientam que a mãe corte um monte de alimentos da sua dieta. Já outros dizem que isso é bobagem e liberam todos os alimentos.

E ainda para deixar as coisas mais confusas, há mães que relatam dar muita cólica no bebê quando elas comem determinados alimentos e outras que afirmam que comeram de tudo e que o bebê nunca sentiu nada.

Photo Credit: formalfallacy @ Dublin (Victor) via Compfight cc

Claro, aqui falamos de crianças “normais”, que não tem nenhuma alergia alimentar. Pois se tiverem, como era o caso do Leo, que teve APLV, é óbvio que dependendo de qual for a dieta da mãe a criança vai ter sim cólica (caso a sua alergia traga sintomas gastrointestinais).

Mas enfim, como não há nada que prove que o que a mãe come não faz diferença mesmo na questão das cólicas e também seguindo um pouco da minha intuição (eu, particularmente, acho que faz sim), resolvi fazer esse post, com a relação dos alimentos tidos como os maiores causadores de cólica nos bebês.

Antes que as mamães saiam cortando tudo, já deixo a dica que é geral: observe o que acontece com seu filho conforme o alimento que você come. E vá ajustando a sua dieta conforme o bem estar de vocês. Ao perceber que um ou outro alimento piora as reações, tente evitar ou cortar da dieta enquanto estiver amamentando.

Confira também dicas para combater a cólica do bebê:

Sair da versão mobile