Macetes de Mãe

A importância da leitura para o desenvolvimento da criança

leitura para o desenvolvimento

Eu valorizo muito a importância da leitura para o desenvolvimento da criança. Quem me acompanha mais de perto nas redes sociais sabe do valor que sempre dei ao hábito da leitura. Desde que os meninos estavam na barriga eu lia para eles. Depois, quando nasceram, bebezinhos ainda, eu seguia lendo e sempre dava livros para eles brincarem. E eu conto isso AQUI também.

Acredito que o incentivo à leitura tem que começar desde cedo, independente da idade da criança. Quanto mais cedo melhor! Porque quando se trata de bebê, o importante é o contato com os livros, com a sonoridade, a linguagem verbal. E se fazemos essa aproximação desde cedo, dificilmente a criança não pegue gosto pelo negócio. Afinal, elas gostam de ouvir histórias. E a leitura também faz a transmissão da história e a emoção fica por conta do leitor.

Conheça também: alguns de nossos livros infantis preferidos

E são inúmeros os benefícios da leitura!!! Desde o desenvolvimento motor, como cognitivo. É portanto, nessa fase, que a leitura para o desenvolvimento infantil é grande aliada dos pequenos. E contribuem muito para ajudá-los a perceber a realidade que os cercam. E a criança ainda não precisa saber entender o que está escrito. Se ela lê em voz alta já é suficiente para adentrar nesse mundo.

Por isso sempre indico: separe um momento e um espaço para a leitura. Pode ser até na hora em que as crianças estão se preparando para ir para a cama. Aqui nós lemos todas as noites. Garanto: é um momento super divertido para nós e para as crianças. É acima de tudo, um momento nosso.

Estou falando tudo isso, porque outro dia recebi um material bem interessante em comemoração ao Dia Mundia do Livro (23/04) e achei que valia a pena compartilhar.

Dicas simples que contribuem para tornar a prática de ler para uma criança uma atividade agradável

Faça deste momento uma oportunidade de leitura para o desenvolvimento e para intensificar a relação da família com o pequeno. Aproveite para estimular o convívio social. E se lembre de escolher materiais ilustrativos e descritivos. Deixe a criança tocar e apreciar o material, a fim dela se familiarizar com o livro. Estimule sensações e demonstre entusiasmo com a leitura. A contação de história é um momento de lazer, então crie vozes para os personagens e o narrador.

  1. Procure ler com frequência para a criança em casa;
  2. Estimule brincadeiras sobre o livro lido, como desenhar a cena que mais gostou ou utilizar bonecos para reproduzir a história;
  3. Utilize a história do livro para associar à vivência da criança, durante um passeio ao parque, ou chamando a atenção para algo que apareceu no livro, como uma flor, ou um trem, para incentivar uma conversa sobre o assunto e explorar o conhecimento que adquirido pelo aluno com aquela leitura;
  4. Não force a criança a ler. Mesmo quando ele já está conhecendo algumas palavras é importante cultivar o momento da leitura com as crianças;
  5. Escolha livros com um conteúdo pelo qual as crianças se interessem, para proporcionar um momento prazeroso em família.

Fonte: essas dicas foram enviadas pela Assessoria de Imprensa do Kumon

Assista no Canal MdM, nossos livros infantis favoritos:

CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:

Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil

Sair da versão mobile