Como evitar e como agir no caso de pequenos acidentes domésticos
Por Andrea Porto da Cruz
Sabemos que vários são os acidentes que podem ocorrer no dia a dia dos nossos filhos, variando o seu grau de gravidade. Uma criança saudável brinca, corre, pula, tem o costume de mexer em tudo e, se for pequena, de levar tudo à boca. Pois bem, tais atitudes são saudáveis, mas requerem vigilância e prevenção.
O ambiente doméstico pode ser um grande vilão quando falamos em acidentes, já que podem ocorrer quedas, batidas em quinas de mesas, escorregões em pisos inadequados, afogamentos em vasos sanitários, baldes e banheiras (mais comum do que pensamos), choques elétricos, queimaduras, dedinhos presos em portas e gavetas, engasgos por uma forma de alimentação inadequada, enfim, uma série de situações que, antes de mais nada, é importante saber como preveni-las.
Por isso, vou começar dando dicas de prevenção de acidentes domésticos comuns para, depois, dar algumas dicas simples mas bastante eficientes de primeiros socorros.
Dicas para evitar os acidentes domésticos mais comuns:
Usar protetores. Hoje, no mercado de artigos infantis, já existem dispositivos para prevenção de uma boa parte dos acidentes citados acima, como dispositivos para a criança não abrir gavetas, armários ou vasos sanitários, protetores de quinas de mesas, protetores para portas que evitam que as mesmas fechem nos dedos das crianças e por aí vai. Não achem besteira fazer uso desses dispositivos, pois a criança é muito curiosa e basta um descuido para termos um acidente.
Amamentar e alimentar de forma adequada para evitar engasgos. Durante a amamentação e alimentação do bebê e da criança, alguns cuidados devem ser observados: nunca amamentar no seio materno ou na mamadeira se a criança estiver deitada; sempre colocá-la na posição quase sentada; não oferecer mamadeira quando ela já estiver dormindo ou deitada no berço; na hora da alimentação, pastosa ou sólida, evitar fazer com que a criança dê muita risada; jamais soprar no rosto da criança para que ela engula a comida.
Cuidado com produtos de limpeza. Sabemos que lugar de criança não é na cozinha e nem na área de serviço, mas, às vezes, é impossível de evitar. Assim, tenham atenção redobrada com os produtos de limpeza, que devem ser sempre guardados em local alto e fora do alcance das crianças.
E agora que vocês já sabem como evitar parte dos acidentes domésticos mais comuns com bebês e crianças é vez de dar algumas dicas de como agir caso um desses acidentes venha a acontecer.
Dicas básicas de primeiros socorros:
No caso de ingestão de produtos de limpeza: Caso a criança venha a ingerir algum produto de limpeza, não a faça vomitar, não dê leite e nem água. Leve-a imediatamente ao Pronto-Socorro, pois lá, provavelmente, será realizada uma lavagem gástrica.
No caso de quedas: 1) caso a queda seja de um local mais alto que a altura da criança, essa deverá ser levada para avaliação de um médico. Mesmo que ela aparente estar bem; 2) Se a queda for de um local que não ultrapasse a altura da criança e ela não apresentar alteração de comportamento, deve-se observar o seu estado geral nas primeiras 24 horas após a queda e não há necessidade de levá-la até um médico (caso ela venha a dormir, permita um sono vigiado, ou seja, acorde-a de tempo em tempo e veja se a reação dela é a mesma que ela sempre tem); 3)Caso, após a queda de uma altura que não é maior que a da criança, ela apresente algum sintoma estranho, como vômito, febre, agitação, sonolência excessiva, ela deverá ser levada para avaliação de um médico. Importante: sempre que houver uma queda o ideal é comunicar o pediatra de sua confiança e procurar manter a calma.
No caso de queimaduras: se houver uma queimadura por água quente, vapor quente ou algum líquido quente, coloque a parte queimada imediatamente em água corrente por 20 minutos até resfriar o local. Menos tempo que isso não adianta. Se cair por cima da roupa, não tente tirar a roupa, pois outras partes podem ser queimadas, coloque embaixo da água com a roupa e tudo.
Importante: é indicado que o cuidador da criança, seja ele pai, mãe ou babá tenha algum treinamento ou conhecimento um pouco mais profundo em primeiros socorros, pois uma medida bem tomada e em tempo recorde, pode salvar uma vida. O socorro imediato e realizado de maneira correta é decisivo na vida de uma pessoa, seja para prevenir a ocorrência de seqüelas ou até mesmo para livrá-la da morte.
Andréa Porto da Cruz tem duas filha, é graduada em Enfermagem e tem especialização em Enfermagem Obstétrica e Gincecológica e em Educação para Profissionais da Saúde e possui mestrado em Ciências da Saúde. Fernanda Papa de Campos tem dois filhos, também é graduada em Enfermagem, possui especializações em Saúde Mental e em Metodologia do Ensino Superior e Pós-graduações em Gestão Estratégica e em Dependência Química. Ambas são sócias fundadoras da Nantu Consultoria, empresa especializada em dar treinamento de primeiros socorros para situações de urgência e emergência.
Assista também, no Canal MdM, esse vídeo com 20 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças: