Há algum tempo, participando de um grupo online de discussão formado por mães, eu fiquei sabendo de uma tal de “técnica do ninho” que prometia ajudar os bebês a dormirem melhor. Na época, ouvi direitinho a explicação, fui atrás de mais informações e vi que fazia total sentido.
Descobri que existe uma teoria – Teoria da Extero Gestação – que diz que os bebês relaxam e dormem melhor se simularmos o ambiente intra-uterino, onde eles viveram por longos e prazerosos meses. E para simular esse ambiente, basicamente, há duas formas conhecidas. Uma delas é a mundialmente famosa técnica do dr. Harvey Karp, já abordada aqui, e outra, menos conhecida, mas também bem interessante (pelo menos ao meu ver), é a técnica do “ninho”.
Bom, mas no que consiste essa técnica do ninho? Basicamente, em criar dentro do berço do bebê, com a ajuda de toalhas e um lençol, um espaço menor, no qual o bebê se sentirá mais seguro e protegido e assim dormirá melhor (Explicação: quando feito isso, quando colocados num ambiente mais “apertadinho”, que lembra o útero da mãe, os bebês se sentem mais seguros e aí relaxam e dormem melhor. E é por isso que muitos deles dormem muito melhor quando estão no bebê conforto e moisés em vez de no berço, que é mais amplo e espaçoso).
Abaixo, compartilho fotos que ilustram uma forma segura de montar o “ninho” dentro do berço do bebê. Essas fotos foram gentilmente enviadas pela leitora Mariella Monteiro, que utilizou a técnica com a sua filhota e super aprovou os resultados.
Passo a passo para montar o “ninho” dentro do berço da criança:
Passo 1: coloque duas toalhas de banho uma sobre a outra e enrole-as no sentido horizontal, para o rolinho ficar longo.
Passo 2: posicione a toalha no formato de um U no centro do berço.
Passo 3: Coloque um lençol sobre o rolo feito com a toalha e prenda bem embaixo do colchão de um dos lados.
Passo 4: Em seguida, faça a mesma coisa do outro lado: prenda bem o outro lado do lençol embaixo do colchão.
Passo 5: Feito isso, é só posicionar o bebê no centro do “ninho”, sobre o lençol, com a cabeça encostando na base do U e virado de barriga para cima (como é o indicado sempre)
Outra alternativa é prender as pontas do lençol embaixo do rolo de toalhas, como nessa imagem do blog Minhas Dikas Baby. entretanto, eu considero mais seguro prender sob o colchão, pois é mais difícil de soltar caso o bebê se mexa.
Pelas minhas pesquisas, verifiquei que a técnica do “ninho” funciona bem até três meses de idade, pois este é o período que os bebês precisam mais fortemente simular o ambiente intra-uterino. Entretanto, de acordo com alguns relatos que recebi de leitoras, algumas continuam utilizando após essa idade – até cinco ou seis meses, mais o menos. Então, não custa tentar!
E, se preferir, aqui tem um vídeo com todo o passo a passo para fazer a técnica do ninho. Confira!
Leia outros posts com dicas para ajudar o bebê a dormir melhor:
- O poder do shhhhh
- Entrevista com uma consultora de sono e dicas valiosas
- 10 dicas para ajudar o seu bebê a dormir melhor
- Livro Soluções para noites sem choro