Categorias: Gestação | Gestante | Macetes e Dicas

Cuidados para a pele que são importantes depois do parto

Compartilhe:
pin it

A pele da mulher muda bastante durante a gravidez para poder abrigar o bebê. Por conta do aumento da barriga e das variações hormonais, é normal que observar estrias, oleosidade no rosto e até manchas. Mas será que esses efeitos são permanentes?

Não, os sinais tendem a diminuir depois da chegada do bebê. No entanto, para que a pele volte completamente ao que era antes, é necessário manter alguns cuidados – mesmo quando a criança já estiver nos braços. Isso porque o corpo leva em média seis meses para se recuperar da gestação. Então, atenção!

Cuidados para a pele que são importantes depois do parto

Cuidados para a pele

Esfoliação

Para quem sente que a pele está mais oleosa desde a gravidez, é interessante pensar em uma rotina que inclua a esfoliação. Essa prática ajuda a remover as células mortas, ao mesmo tempo em que deixa a superfície mais bonita¹.

Outra vantagem é que a esfoliação promove a circulação sanguínea na região onde é feita. Assim, a mulher diminui as chances de aparecerem novas estrias. Vale notar que, apesar de ser mais realizada no rosto, é possível esfoliar a pele de todo o corpo, tanto com máscaras caseiras quanto com produtos específicos. A diferença é que para a pele do rosto as partículas precisam ser menores, além de o produto ter algum componente hidratante.

Cremes

A hidratação é importante durante toda a vida, e não seria diferente na fase pós-parto. Além de deixar a pele mais macia, os cremes ajudam a evitar as estrias, a celulite e a proteger a pele que foi esticada para a chegada do bebê.

O ideal é que nessa fase a mulher prefira fórmulas mais suaves. Existem diversas opções, como a linha Chronos e que você pode encontrarem portais de folhetos online². O produto protege a pele dos danos causados pelo sol, desacelera o envelhecimento e mantém a aparência revitalizada. Outro exemplo são os cremes firmadores, que tem como foco combater inflamações e garantir mais resistência.

Cuidados para a pele

Exercícios físicos

Assim que o médico liberar, vale a pena praticar exercícios físicos, mesmo as mães que não tinham esse hábito³. Além da prática ser boa para a saúde de uma maneira geral, durante o pós-parto, ela ajuda a fortalecer a pele e os músculos.

Sem contar que ainda pode dar mais disposição para cuidar do bebê que demanda tanta atenção.

Uma forma de mexer o corpo gradualmente é optar por atividades mais leves, como pilates e yoga. Depois que o corpo tiver se acostumado, a mulher pode realizar outros exercícios que demandam mais esforços.

Pomadas

Parte das mulheres têm infecção mamária depois do parto, o que prejudica o aleitamento e até o próprio bem-estar das mães. Há diversas soluções caseiras para esse problema, porém, o recomendável é buscar a ajuda do médico.

Vale notar que as únicas formas de combater o ressecamento dessa região é com o próprio leite e com pomadas específicas. Então, para garantir que a amamentação não seja incômoda, e prejudique a mamãe e a criança, é fundamental seguir as orientações médicas. Sem contar que isso ajudará a evitar os erros mais comuns na hora de amamentar4.

Nesse contexto, a conclusão é que, apesar de a fase pós-parto envolver muitos cuidados com o bebê, as mães também devem se cuidar. Por conta das mudanças que a pele sofre nessa etapa, é importante dedicar algum tempo para protegê-la e ajudá-la a voltar ao normal de maneira saudável e bonita!

Fontes:

1 – Reportagem da Marie Claire sobre as vantagens da esfoliação: https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/04/esfoliacao-o-melhor-caminho-para-uma-pele-macia-e-saudavel.html

2 – Folhetos Online: Revista Natura Ciclo do mês de abril/2021, com o Chronos

3 – Exercícios para o pós-parto: https://www.tuasaude.com/exercicios-para-o-pos-parto/

4 – Erros comuns na hora de amamentar: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/confira-os-10-erros-mais-comuns-da-amamentacao,93f084f84fd7439a978a35e5d2ed316dzcv9hggi.html

Veja mais!