Você já ouviu falar em painel de visualização? Trata-se de um painel em que você produz o que você deseja. A função é estimular as pessoas que desejam algo para suas vidas tenham uma visão muito bem específica em suas mentes para onde desejam ir. Está bem, mas o que isso tem a ver com a família, Shirley?
Bom, toda mãe e pai em algum momento se depara com a criança pedindo tudo o que ela deseja: brinquedo da moda, uma viagem que o amigo fez, uma festa de aniversário de arrombar e assim por diante. Final do ano é uma época em que os pedidos só aumentam. Mas agora chegou o tempo de colocarmos novos planos em prática. Como falar com as crianças sobre planos e sonhos? E como inseri-las no contexto para que elas também visualizem o ano novo e os novos planos da família? Com o painel de visualização!
Nossa colunista, a economista, Andreia Fernanda, nos ensina a produzir um painel de visualização da família e assim ensinar as crianças sobre planos e sonhos. Uma manira simples e muito lúdica da família unir seus objetivos. Adorei e vou fazer com as crianças!
Painel de Visualização da Família: Como falar com as crianças sobre planos e sonhos?
Ano novo, renovações de sonhos, esperanças, projetos e planos.
Seria tudo lindo até que:
– Manhê, olha este brinquedo novo! Compra pra mim?
– Manhê, preciso deste novo apontador mágico, deste lápis de cor com este personagem novo e deste caderno. Compra?
– Manhê, sabe aquele meu amigo? Foi pra Disney! Me leva?
E nestes pedidos, se não controlarmos, se vão os projetos, os sonhos e os planos, porque sim, de pouco em pouco, sonhos são desfeitos e projetos nunca saem do papel.
E, neste começo de ano, nosso objetivo é que você e suas crianças realizem os projetos, tirem os planos do papel e criem memórias eternas, ao invés de se perderem pedidos do dia a dia que serão esquecidos ao longo do tempo ou perdidos em uma carteira escolar qualquer.
Para isto, antes dos novos “manhê” é hora de arregaçar as mangas, pegar papel, revistas, tesouras, lápis de cor antigos e chamar as crianças, porque a solução é lembra-los do que esperamos para 2020 de uma forma lúdica e especial chamada de Painel de Visualização da Família.
Então, para que isto seja possível faremos o seguinte:
- Reúna seus filhos ao redor da mesa ou em um lugar especial e pensem juntos o que querem realizar em 2020. Anote todas as ideias e, juntos, selecionem o que irão priorizar (não escolha muitos projetos para que não se percam neles, selecione poucos, mas que consigam se empenhar).
- Priorizado, pegue as revistas, lápis de cor, folhas, tesouras e separem ou desenhem o que representa este projeto. Uma viagem, por exemplo, pode ser representada pelo avião ou pelo carro. Uma festa, por balões e assim por diante.
- Recortadas ou desenhadas as imagens escolham um local onde elas serão colocadas, pode ser a parede do quarto, a geladeira, atrás da porta do quarto, etc. O importante é: tem que ser visível.
- Escolhido o local, pense em como distribuir as imagens, pode ser colado em uma cartolina ou colocados com imãs, o importante aqui é que consigam acessar a imagem sempre que quiserem sonhar ou sempre que estiverem na dúvida se vale comprar algo que não ajuda neste sonho.
- Feito o “painel de visualização”, discutam como conseguirão o dinheiro para que isto se realize. Vocês podem separar cofrinhos com os nomes dos projetos para que as crianças entendam como estão colaborando com isto e, cada vez que abrirem mão de algo pelo sonho vocês podem pegar o dinheiro e colocar no cofrinho para que entendam o investimento (se forem moedinhas) ou colocar em um investimento para esta finalidade e colocar o comprovante do investimento no cofrinho (lembre-se crianças são visuais).
- Faça mensalmente um balanço de como estão os planos e quanto tempo e dinheiro precisam para que o sonho vire realidade. Se desejar pode até montar uma linha do tempo mostrando a evolução do sonho. Crianças amam datas bem marcadas.
Leia também: como fazer um filho aprender sobre dinheiro?
Assim, de forma lúdica e simples, os planos familiares nos unem em um único propósito, além de construir lembranças e bons momentos de convivência. E, claro, ajudam a garantir que neste ano, os projetos não serão perdidos, além de ajudar a criança a entender que, com um bom planejamento, realizar sonhos é possível, mesmo fora do conto de fadas.
Vale a pena? Vale! E, detalhe, este painel serve não apenas para o projeto do ano, como para projetos mais longos. Aqui em casa meu caçula quer ir à montanha russa do Hulk, seu super herói favorito, mas para isto precisa de uma altura mínima.
Assim, temos um painel exclusivo de visualização, a régua de crescimento, onde anotamos a altura dele e deixamos destacado a altura mínima para a montanha russa e, claro, perto dela fica o cofrinho dele, onde, cada moedinha que ele ganha, vai para lá, porque ele sabe, pode demorar, mais ele alcançará e, cada centímetro que ele cresce, as esperanças se renovam, assim, como espero que cada moedinha no seu painel de visualização renove a esperança que aqueceu seu coração na virada do ano.
Por fim, espero que seu ano seja incrível e que, neste ano, construamos juntas passos para que seus filhos, um dia, saibam que, dinheiro é um meio para conquistar sonhos, não seu fim ou começo. Que saibam que sonhar é possível e que realizar é uma questão de prioridades e projetos bem definidos.
Que seu ano tenha luz e muito amor.
Um grande beijo e se tiver dúvidas sobre este assunto ou sugestões de outros assuntos, mande mensagem para nós. Nossa missão aqui é ajudar você a desenvolver a consciência financeira do seu filho (e a sua) para que dinheiro não seja uma barreira para as realizações.
Até a próxima!
Assista também, no canal MdM, esse vídeo sobre como ensinar seus filhos a cuidarem do dinheiro: