Quando os bebês são muito pequenos, a única forma de comunicação que temos com eles são os sinais e sons, o choro é o principal deles. Eles choram por praticamente tudo e essa é uma forma que as mães têm para identificar se o bebê está cansado.
Mas e quando ele não chora? Existe outra forma de identificar se o bebê está cansado? Existe sim! Conhecer esses sinais é muito importante, para promover um descanso saudável para o bebê e mais tranquilidade para as mamães.
Uma boa maneira de incentivar o sono saudável é conhecer alguns sinais e colocá-lo para dormir assim que eles forem identificados. Um bebê que precisa ficar acordado quando seu corpo está desejando dormir é tipicamente um bebê infeliz e agitado. Com o passar do tempo, o padrão se transforma em privação do sono, o que complica e interfere ainda mais no desenvolvimento da maturidade do sono de seu bebê.
Colocar o bebê para dormir acompanhando apenas o relógio e determinando períodos de horas que ele deve descansar pode ser um grande erro, pois o bebê pode dormir em um momento em que não está cansado. Além de ser mais difícil e estressante, forçá-lo a dormir quando não está cansado, contar apenas com o relógio pode fazer com que as mães fiquem dependentes desse métodos.
O relógio também pode ajudar quando o bebê está cansado
A maioria dos recém-nascidos só consegue permanecer acordado por uma ou duas horas. Uma criança de três meses se cansa depois de duas a três horas acordada. Enquanto isso, uma criança de um ano pode ficar brincando alegremente, sem se cansar, por cerca de três a quatro horas e uma criança de dois anos, de cinco a seis horas.
Como o relógio pode contribuir nessas horas? Se o seu filho ficou acordado e brincando por esses períodos que citei acima, de acordo com a idade dele, é provável que depois dessa pequena jornada ele comece a ficar cansado.
Encontre esse momento mágico
Usando o relógio como um guia geral e os sinais sonolentos de seu filho como indicadores, você pode encontrar o momento mágico em que seu bebê está cansado. Depois de identificar esses sinais, será mais fácil colocá-lo para dormir. Mas calma, não fique tão empolgada com esse momento, pois o seu filho pode despertar com vontade de brincar ainda mais.
Sinais típicos de que o bebê está cansado
Toda criança é única e tem apresenta seus próprios sinais de cansaço e você pode assistir e aprender com eles. Seu filho pode demonstrar um ou mais desses sinais que dizem que ele está cansado e pronto para dormir. Conheça alguns sinais de que o bebê está cansado:
- Reduz seu nível de movimento e atividade
- Fica cada vez mais quieto
- Perde o interesse em pessoas, brinquedos e brincadeiras
- Esfrega os olhos
- Visão envidraçada ou desfocada
- Mandíbula fica mais relaxada, queixo e boca (olhar caído)
- Fica chorão e irritadiço
- Agitação ou choro
- Perde a paciência ou faz birras
- Boceja
- Deita ou cai no berço, cama, sofá (onde estiver sentado)
- Assiste televisão ou filme com uma expressão vazia
- Acaricia um cobertor ou bichinho de pelúcia
- Pede uma chupeta ou mamadeira
Seu filho pode demonstrar um ou mais desses sinais, ou até mesmo algo totalmente diferente. Os sinais podem mudar em cada estágio de desenvolvimento. O segredo é sempre vigiar seu filho e incentivá-lo a dormir assim que ele estiver cansado.
Veja alguns vídeos que podem te ajudar: