Quando falamos em higiene infantil toda mãe quer que o seu filho fique bem limpinho e cheirosinho depois do banho, só que para isso, muitas vezes, acabamos exagerando nos cuidados, em especial dos ouvidos. Limpar ouvido de criança, ao contrário do que muita gente pensa, é uma tarefa bem simples, fácil e rápida, só que o problema está naquela crença antiga de que ouvido limpo é sinônimo de ouvido sem cera (esqueçam essa ideia, por favor!).
Por isso, hoje, trago dicas do que devemos e do que não devemos fazer na hora de limpar o ouvido dos pequenos e como isso deve ser feito.
Para começar, a cera do ouvido, ou cerume, como os médicos chamam, não significa sujeira. Muito pelo contrário, ela é uma proteção contra infecções e contra a entrada de corpos estranhos, como insetos ou, ainda, bactérias e fungos. Só aqui já temos motivos de sobra para não remover a cera, certo?
Outro perigo de tentar tirar essa cera é inserir objetos dentro do ouvido da criança que machuquem o tímpano e, aqui, a lista é extensa. Tem mães que usam hastes flexíveis, grampo de cabelo, palito de dente, clipes de papel e até vela indiana para essa “higienização”. Só que tudo isso pode gerar laceração do canal auricular, perfurar o tímpano e até deslocar algum osso da região, o que pode resultar em perda auditiva e tontura tanto imediata quanto ao longo dos anos. (Só por curiosidade, na própria embalagem das hastes flexíveis está escrito que o produto não é para ser usado dentro do ouvido, apenas fora, então nada de insistir, hein!).
Mas, como limpar o ouvido de criança então?
Para a higienização, seque apenas a parte de fora do ouvido (orelha) e passe a toalha ou a fralda na entrada dele (em volta do buraquinho, sem colocar nada dentro dele). Pronto, isso é o suficiente pois, quando quando houver muita cera, o próprio ouvido irá expulsar o excesso.
Agora, o que pode acontecer em algumas crianças é uma produção intensa de cera. Acima do normal. Você vai perceber isso se ela tiver dificuldade em ouvir, reclamar de desconforto na região, ter dor de ouvido frequente, coceira ou a sensação de barulho lá dentro do ouvido. Mesmo assim, nada de uma limpeza profunda feita em casa. Pelo amor de Deus! Em vez disso, agende uma consulta com um otorrinolaringologista o quanto antes pois, somente ele poderá prescrever medicamentos ou orientar o que deve ser feito.
Como se viu, o ouvido é muito delicado e a limpeza de forma errada será muito mais prejudicial do que se imagina. Limpeza, nesse caso, é simplesmente deixar molhar com a água do banho e secar de forma delicada e só externamente mesmo.
Leia também:
Como tirar areia dos olhos das crianças