O post de hoje está incrível!!! A nossa colunista, Paola Preusse, nutricionista e criadora do Maternidade Colorida, compartilha conosco algumas dicas para o bebê comer bem na introdução alimentar.
Sabemos que essa fase é uma das mais desafiadoras, o bebê não sai comendo logo de cara, não aceita todos os alimentos que oferecemos e o que era para ser prazeroso, vira um terror.
Mas afinal, é possível fazer da introdução alimentar uma fase menos terrível? É sim! E pra isso, sugiro seguir essas dicas da Paola. Confira e compartilhe!
5 Dicas para o bebê comer bem na introdução alimentar
Bebê fez 6 meses, já tem os sinais de prontidão mostrando que ele está ´pronto para começar a comer os sólidos. Viva! Chegou a hora da tão esperada introdução alimentar. Então, para ajudá-las a ter sucesso no processo, reuni 5 dicas para seu bebê comer bem na introdução alimentar.
1 – Desapegue da quantidade
Antes de mais nada, desapegue da quantidade que ele vai comer. Isso mesmo! Se tranquilize e ofereça a maior variedade possível de frutas, verduras, legumes para ele e, deixe fluir. O leite materno ou fórmula (para quem não amanenta) são os principais alimentos para ele.
2 – Respeite a vontade do bebê
Comer forçado não é legal, agora imaginem um bebê que nem imagina o que são todos os alimentos e pra que eles servem? Pois é! Por isso, se o bebê travar ou não abrir a boca para receber a colherada, não force ou use estratégias tipo: “olhe o aviazionho”para que ele aceite. A introdução alimentar é um processo diário. Respeire e siga um dia de cada vez.
3 – Converse e explique
Em todas as refeições, explique o que irá acontecer para seu bebê: filho, chegou a hora de papar! Olha que legal! Fale também o que ele está comendo, converse com ele e faça da hora um momento gostoso entre vocês e os alimentos.
Leia também: a importância da criação do hábito alimentar infantil
4 – Seja exemplo
Bebês aprendem por imitação, então, coma junto com ele. Vai seguir o método tradicional? Então mostre para ele como você come. É o BLW? Pegue o pedaco do alimento e coma também. Logo, conforme ele for vendo você e os maiores ao redor dele comendo, mais estimulo ele terá.
5 – Tenha paciência
Esta é a dica mais valiosa para a introdução alimentar se sucesso. Fique tranquila, comer é inato e seu bebê vai comer! No começo eles acham que o alimento é mais um brinquedo, eles precisam aprender o que fazer com os alimentos dentro da boca e, entender que precisam engolir para “matar a fome”. É muito normal eles começarem a comer lá pelos 9 meses e está tudo certo.
Agora é reunir os alimentos, conversar com o pequeno e começar esta fase tão deliciosa e importante para o ser humano.
Aproveitem e comentem aqui quais assuntos vocês querem que eu traga nas próximas colunas.
Um beijo,
CONHEÇA MEU LIVRO: “GRÁVIDA E PRÁTICA – UM GUIA SEM RODEIOS PARA A MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”:
PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE:
Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Livraria da Travessa: http://bit.ly/2PMLj10
Venda online com entrega em todo o Brasil