Para mim, praticidade é algo importantíssimo. Estou sempre buscando alternativas para fazer as coisas de um jeito mais rápido, mais simples. E, nessas minhas tentativas, descobri alguns macetes que ajudam naquela hora delicada que é a da higiene dos pequenos – quando nem sempre eles estão tão dispostos a colaborar!
Bom, pelo menos aqui em casa é assim, com o Cae. O Leo até que foi um bebê tranquilo na hora do banho e na troca da fralda. Raramente se levantava na banheira ou tentava se virar no trocador. Mas o Caê, gente, deu trabalho!
Eu fui descobrir que um bebê pode aprontar todas em cima de um trocador só com o meu segundo filho. Essa experiência “com emoção” me levou a descobrir alguns macetes bem bacanas para facilitar esses momentos, que compartilho agora com vocês:
Dicas para facilitar a hora do banho e a hora da troca:
Banho:
- Tenha todos os produtos de higiene sempre à mão e num local de fácil acesso. Jamais deixe para pegar algo depois que o bebê já estiver dentro da banheira. Isso é um perigo!
- Escolha opções na versão pump, pois são bem mais fáceis de manipular (lembre-se: uma das suas mãos estará segurando o bebê enquanto ele for novinho).
- Se tiver opções de produtos 2 em 1 (como sabonete líquido da cabeça aos pés ou shampoo e condicionador), use-os em viagem, pois o volume é menor.
- Na hora de tirar o bebê do banho, tenha a toalha bem próxima. Aí, segure uma das pontas com o seu queixo junto ao seu peito, tire o bebê e o posicione no seu tórax virado para frente (as costas dele encostarão na sua barriga) e depois dobre as pontas laterais para frente, para enrolar o bebê.
- Outra opção, são as toalhas avental. Super práticas, já que você coloca o avental (que já a protege dos respingos de água do banho) e, na hora de tirar o bebê, tem as duas mãos bem livres para enrolá-lo.
- Dê preferência por ter um trocador no próprio banheiro. Aí, nos dias mais frios, você não precisa tirá-lo do ambiente quentinho para vesti-lo em outro cômodo (para isso, coloque um trocador sobre a bancada da pia ou utilize uma daquelas banheiras que vem com trocador acoplado. Esses trocadores são como uma “tampa” da banheira que durante o banco fica levantada e, na hora de trocar, você a abaixa).
- Na hora de vestir o bebê, também deixe tudo à mão sobre o trocador. E não esqueça nenhuma peça de roupa e nenhum item de higiene (fralda, creme para a prevenção de assaduras etc.), pois você não poderá deixar o bebê esperando ali em cima até pegar o que está faltando.
- Minha dica é até já deixar as coisas/roupas empilhadinhas conforme elas terão que ser utilizadas. Ou seja, bem em cima ficam a fralda e a meia do bebê. Depois vem o body e depois a calça. Se for colocar mais um macacãozinho por cima, ele fica embaixo na pilha.
- Uma dica pessoal é ter uma fraldinha de tecido no trocador para secar as partes mais sensível do corpo dele (rostinho, dobrinhas, etc…).
- Você tem dois filhos? Então prefira dar banho nos dois juntos. Isso funciona depois que os dois já ficam de pezinho e é ótimo (faço isso com o Leo e o Caê).
Troca:
- Aqui funcionam várias dicas que eu já dei para a hora do banho e, a principal delas, é ter tudo à mão. Uma opção para isso é usar porta-trecos próximo ao trocador (esses que ficam pendurados à parede são ótimos, pois economizam espaço).
- Outra opção é usar a primeira gaveta da cômoda do trocador como espaço para guardar os itens que você irá utilizar na hora da troca. E não esquecer de deixar também na cômoda, um pouco mais para baixo, itens extras, para o caso daquele acabar. Assim, você não tem que deixar o bebê sozinho no trocador para buscar (Importante: JAMAIS deixe o bebê sozinho sobre o trocador, independentemente da idade dele).
- Evite deixar itens de higiene em cima do trocador. Muitos bebês são mais ativos e acabam derrubando o que tem por perto.
- Deixe alguns saquinhos plásticos por perto para as fraldas com cocô. Isso ajuda a não impregnar o quarto e a casa com um cheiro não tão agradável. Também não esqueça de deixar o lixo do quarto próximo ao trocador.
- Caso você não tenha espaço para colocar uma cômoda com um trocador no quarto do bebê, você pode transformar uma parte do espaço interno do guarda-roupas em trocador. É uma alternativa para quartos pequenos.
- Mas, caso você opte por trocar o bebê em cima da sua cama, por exemplo, deixe próximo a ela sempre uma cestinha com todos os itens de higiene (lenços umedecidos, creme para prevenção de assadura, fralda etc.).
- Na hora de trocar um menino, nos primeiros dias, sempre coloque uma fraldinha sobre o pipi, pois eles costumam fazer xixi nessa hora e aí o jato vai lá longe.
- Na hora de trocar o bebê, não tire logo a fralda suja. Primeiro, abra a fralda e a deixe dobradinha embaixo do bumbum do bebê (sem que a parte suja encoste nele, é claro), até você limpar totalmente a área. Dessa forma, se o bebê fizer mais cocô, por exemplo, você não suja o trocador.
- E antes de passar o creme para prevenção de assaduras, já coloque a fralda limpa embaixo do bumbum do bebê.
- Deixe um móbile ou alguns brinquedos que a criança goste próximos do trocador. Assim, na hora que ela quiser reclamar, se virar, levantar, você dá o brinquedo e ela se distrai.
- Dê preferência, sempre, por produtos fáceis de abrir e fechar. Nada pior que na hora de você ir pegar um lenço umedecido ele grudar e sair vários juntos ou de você ir passar uma pomada para assaduras ela ter uma tampa difícil de tirar (eu surto com isso!).
Uso produtos Baby Dove aqui em casa e gosto muito do cheirinho de toda a linha, que é delicado, bem de bebê, mas sem ser marcante ou enjoativo. Também adoro o fato de vários terem a versão refil (shampoo, condicionador e sabonete da cabeça aos pés), que é bem mais econômica e sustentável.
Bom, espero que vocês tenham curtido as dicas. Dei todas com base na minha experiência e no meu jeito de fazer as coisas. E você, já descobriu o seu jeito? Não tem certo, nem errado. Tem aquilo que funciona para nós, facilita a nossa vida e garante o bem esta dos nossos pequenos. #ConfieNoSeuJeito e descubra.
Eu optei por usar os produtos da linha Hidratação Enriquecida nos meninos, mas tem também a opção Hidratação Sensível. Entenda a diferença entre as duas linhas nesse post que eu já publiquei aqui no blog.
Para conhecer toda a linha de produtos Baby Dove, clique aqui.