Ultimamente, tenho pensando bastante sobre a experiência de ser mãe de dois meninos e do quanto eu descobri sobre o universo masculino por conta dessa minha vivência. E assim, resolvi fazer esse post, falando um pouco sobre o que é ser mãe de menino, sobre o que a gente vive, descobre e aprende com eles.
- Você, que sempre odiou as aulas de educação física, terá que aprender a jogar bola. E ter paciência para jogar por horas e horas e horas e horas…
- Você terá que se acostumar com aquela perguntinha chata que todo mundo insiste em fazer: “Ah, mas agora vai tentar a menininha, né?”.
- Você também terá que se acostumar com um amor infinito e grudento. Mas isso é fácil. Na verdade, é uma delícia!!!! (sim, os meninos são um grude com a mãe)
- Você terá que aprender a lidar com o ciúmes que seu filho sente de você: ciúmes do pai, ciúmes do irmão, ciúmes de qualquer homem que se aproxime. (Sim! Eles querem a gente só para eles).
- Você terá que aprender a lidar com o ciúmes que sente do seu filho (Sim! Você também vai querer ele só para você).
- Você terá que aprender sobre uma parte do corpo que você desconhece quase completamente.
- Você irá agradecer o fato do seu filho poder fazer xixi de pé (Lembra como você sempre sonhou poder fazer isso?).
- Você terá que se acostumar com uma energia que parece que nunca acaba: sobe, desce, corre, pula,… e repete tudo de novo ad infinitum.
- Se você tem agonia de sangue, terá que aprender a lidar com isso. Mais dia ou menos dia, você irá se deparar com uma canela rachada, cabeça cortada, unha arrancada.
- Você terá que se acostumar a ver o chão da sua casa repleto de Legos e Hot Wheels.
- Você irá economizar muito tempo da sua vida só não tendo que arrumar cabelo e nem tendo que discutir sobre a roupa que ele irá vestir (normalmente, meninos pouco se importam com isso).
- Você irá descobrir que, nas lojas, o número de araras de roupas para meninos é infinitamente menor que para meninas.
- Terá momentos que você se sentirá excluída, deixada de fora do clube do bolinha. E vai doer.
- Você irá derreter todas as vezes que ele te olhar e disser: “Você está linda”.
- Você irá morrer de amor todas as vezes que ouvir “eu te amo”. E eles falam muito! É amor mesmo!
- Você terá que aprender a lidar com situações constrangedoras (tipo quando eles começam a descobrir o pipi e resolver “brincar” com ele a toda hora).
- Você irá perceber que a amizade entre meninos é mais simples, com menos mimimi.
- Você irá descobrir que eles se divertem com pouco. Basta uma bola para eles terem o que fazer por horas.
- Você irá perceber que, no geral, eles são bastante simples e objetivos.
- Você terá uma tarefa importantíssima: educar seu filho para ser homem decente e admirável, que respeita as mulheres, que não acha que chorar é para os fracos, que não engole essa de “tarefa de homem e tarefa de mulher”. Ou seja, tarefa de educar seu filho para ser aquele homem que você sempre sonhou ter ao seu lado.
E você, o que incluiria nessa lista? Deixe sua opinião no espaço para comentários.