Post de utilidade pública para as futuras mamães e papais. Compartilhem com o maior número possível de pessoas para garantir o bem estar do recém nascido e a sanidade dos pais.
- Antes correr para o hospital, contate o pai da criança para saber se tudo bem fazer uma visitinha.
- Se você optar por fazer uma visita em casa, o ideal é esperar o primeiro mês passar.
- Não vá visitar o bebê se você está resfriado ou com alguma outra doença que o bebê possa pegar.
- Antes da visita, cheque se tudo bem levar crianças.
- Chegando lá, a primeira coisa a fazer é lavar as mãos e/ou passar álcool gel.
- É gentil levar um presentinho/lembrancinha para o bebê. Se quiser ser mais gentil ainda, leve também uma lembrancinha para a mãe, que irá adorar. Mas lembre-se: flores não são indicadas pois podem causar alergias no recém nascido e chocolate também não é a melhor opção (muitas mães evitam em função dele ser um suposto causador de cólicas no bebê). Uma boa alternativa de lembrancinha para a mãe são livros, chás, frutas secas (caso ela goste).
- Caso o bebê tenha um irmão mais velho, não se esqueça de levar um agradinho para ele também. Pode ser algo bem simples. O que importa é ele perceber que foi lembrado (esse momento é sempre muito difícil para o mais velho).
- Se a mãe for amamentar, deixe-a à vontade, saindo do ambiente. Caso ela não se importe, ela mesma irá dizer que você pode permanecer.
- As visitas devem ser curtas. Nada de passar a manhã toda lá. Bebê e pais precisam de privacidade e precisam descansar.
- Se você for fazer uma visita em casa, pergunte antes se os pais querem que você leve algo da rua. E chegando lá, pergunte se eles precisam de ajuda com algo. Isso é super gentil (claro que você corre o risco de acabar com uma vassoura em mãos ou com o convite de passar um paninho no chão).
- Tenha bom senso e fale baixo.
- Também evite fazer a visita usando perfumes fortes. Fumar antes da visita nem pensar.
- Não peça para pegar o bebê no colo. Espere a mãe ou o pai oferecerem.
- Caso eles ofereçam, não monopolize o bebê. Fique um pouco com ele no colo e devolva aos pais.
- Antes de fotografar o bebê e, principalmente, antes de postar qualquer foto nas redes sociais, pergunte aos pais se tudo bem.