Muitas mamães tem dificuldades com o sono do bebê. Agora imagine então as mães de gêmeos! Em dobro, literalmente. Segundo a Vanessa Pfleger, leitora aqui do blog, é muito difícil encontrar informações sobre o sono de gêmeos. O mais comum é encontrar sobre o sono de um bebê, nunca tão específico como no caso de dois bebês de uma vez.
Vanessa é mãe de gêmeos e me escreveu dizendo estar exausta e precisando de ajuda. Na tentativa de ajudá-la, pedi socorro para nossa colunista Marcia Horbacio, consultora de sono materno-infantil.
Então assim, no post de hoje, Marcia sugere 10 dicas preciosas para melhorar a qualidade do sono de gêmeos. Confira! E compartilhe esse post com as mamães de gêmeos!
Leia também: quantas horas um bebê deve dormir
10 dicas para melhorar o sono de gêmeos
Aqui estou eu de novo para falar de sono dos bebês. Atendendo a pedidos de algumas mamães bastante ocupadas no cuidado com os bebês em dose dupla, vamos falar do sono de gêmeos. O que fazer para ajudar os papais a viver com sanidade enquanto se dividem nos cuidados de dois bebês de uma vez? Como fazer dois bebês dormirem se a mamãe só tem dois braços e precisa segurar os dois ao mesmo tempo? Aqui vão dez dicas importantes e que podem facilitar sua vida!
1. Quando chorarem, conforte o bebê mais calmo primeiro
Geralmente sempre tem um bebê que é mais calmo e outro que demanda muita atenção. A tendência é a mãe correr e confortar primeiro o mais “barulhento” que está chorando para que ele não acorde o irmão. Faça diferente! Vá primeiro confortar o mais calmo. Faça um carinho mesmo que não esteja chorando para que ele não fique sem atenção. E só depois vá cuidar do que está chorando mais e demanda mais conforto.
2. Use o barulho branco no quarto porque você tem dois bebês
O uso de um barulho branco no quarto (barulho de secador, aspirador de pó, chuva, etc) já foi testado e aprovado como um redutor do estresse que ajuda muito o bebê a relaxar para dormir. A grande vantagem é que bloqueia não só o barulho de um bebê para o outro, como bloqueia barulhos externos como uma cozinha barulhenta. Uma boa ideia é usar dois barulhos brancos assim: coloque um ventilador ou umidificador que faça barulho entre os dois berços. Esse vai bloquear o barulho de um para o outro e coloque outro barulho branco (pode ser um barulho de chuva num aplicativo que você baixou) na frente da parede do quarto que é adjacente à sala ou outro cômodo da casa que gera muito ruído.
Leia também: rituais de sono que ajudam na hora de dormir
3. Se os dois estão no mesmo quarto, considere separá-los para as sonecas
Muitas mães dizem que os bebês até são capazes de dormir bem à noite, mas de dia é difícil e um sempre acorda o outro. Realmente muitas crianças tem dificuldades com as sonecas. Afinal é dia claro, as crianças sabem que a mamãe está lá na sala e não querem perder tempo dormindo! Só que você sabe que eles precisam do sono e você vai, claro, insistir que eles durmam seus soninhos necessários. Se um sempre acorda o outro porque dorme uma soneca mais curta, talvez você considere mantê-los separados apenas para o sono do dia.
Se você tiver um outro cômodo onde possa colocar um bercinho portátil, por exemplo, pode deixá-los separados na hora da soneca. Durante a noite, se os seus bebês são colocados na cama sonolentos, mas acordados, muito provavelmente vão saber voltar a dormir sozinhos se acordarem no meio da noite. E geralmente, eles aprendem rápido a dormir através do choro do irmão.
4. Quando quiser mesmo ensinar os bebês a dormirem, não corra no primeiro resmungo preocupada porque um vai acordar o outro
É o que a maioria das mães fazem. Se um faz barulho ela já vai correndo para não acordar o outro irmão/irmã. Com isso você acaba ensinando seu bebê que ele não precisa fazer nada para se ninar de volta, você faz sempre isso para ele. Espere, e deixe os dois se acostumarem aos barulhos do quarto e você vai ver como isso ajuda os dois a ficarem mais tranquilos e a continuarem a dormir enquanto o outro chora.
5. Cuide da segurança do sono
Segundo a Associação Americana de Pediatria há mais risco de sufocamento se os dois irmãos estão no mesmo berço. Tenha os dois em bercinhos separados para evitar o super aquecimento! Calor pode aumentar o risco dos bebês contraírem a Sindrome da Morte Súbita do Lactente. No entanto, apesar de não colocá-los no mesmo berço, coloque-os próximos um do outro para que possam perceber a presença do outro no berço ao lado.
Gêmeos nascidos prematuros tem um risco maior de ter a SMSL e, dormindo separados, o risco diminui.
6. Mantenha os dois no mesmo horário de alimentação e sono
Se um bebê acorda para mamar e você então acorda o outro para mamar também na mesma hora, existe uma chance muito maior de o sono deles acontecer na mesma hora também. Todo mundo já ouviu falar que não é para acordar o bebê que dorme. Porém, no caso de gêmeos, é uma questão de sanidade dos pais.
Procure alimentar e colocar para dormir juntos e, se um costuma fazer uma soneca de meia hora e o outro de 1 hora, considere pegar o bebê que dorme menos no colo para dormir mais meia hora no colo mesmo. Assim, os dois ficam com o mesmo nível de cansaço para a próxima soneca. De manhã cedo quando um acordar, se for muito cedo dê de mamar para ele e no fim da mamada acorde o outro para mamar. Se for mesmo perto da hora de acordar, acordou um, acorde o outro, assim a rotina de sono e alimentação vai ser a mesma para os dois.
7. Papai e mamãe agora são um time
Todo mundo precisa de sono para funcionar no dia seguinte, certo? Os pais de gêmeos que estão em ação em dose dupla chegam a um ponto de exaustão. Às vezes tão extremo que não conseguem mais nem sequer saber que tipo de ajuda precisam. Precisam de alguém pensando por eles porque eles podem não saber nem dizer que ajuda necessitam. Considere separar a noite em turnos para que os dois tenham um sono restaurador e possam assumir seus turnos depois. Exemplo: mamãe fica de plantão das 21h às 2 horas da manhã, enquanto papai assume das 2h às 7h. Sendo assim, você poderá ficar bem cansado no seu turno, porém vai dormir 5 horas seguidas, o que vai trazer uma enorme sensação de bem-estar.
8. Cuidado com os ajudantes que roncam e que usam celular à noite no quarto
Parece engraçado, não é? Mas todos os adultos fazem barulhos enquanto dormem, uns mais, outros menos, alguns roncam e nem sabem. Se você pedir ajuda a vovó ou trouxer uma enfermeira da noite, e essas pessoas vão dormir no quarto com os gêmeos, certifique-se que não fazem muitos barulhos a noite e que, principalmente, não estejam usando celular à noite dentro do quarto. O barulho do adulto ou a luz do celular pode não só acordar como afetar a qualidade do sono dos bebês.
9. Considere passar o dia no chão com seus bebês para evitar o senta e levanta com dois bebês
Quando eu trabalhava com gêmeos sempre passava minhas horas no tapete EVA da sala com dois bebês e tudo que precisaria para cuidar dos dois: fraldas, lencinhos, saquinhos para colocar fraldas sujas, pomadinhas, etc. Tudo dentro de uma cestinha no chão ao meu lado. Na hora de colocar para dormir, se eu precisava ninar um, o outro ficava na minha frente no travesseiro de amamentação e enquanto eu ninava um no colo sentada, o outro eu conseguia balançar um pouco no próprio travesseiro.
Não demorava muito eu tinha os dois já dormindo. Fazia a caminha deles ali mesmo ao meu lado, enquanto eu, sentada, vigiava os dois. Não era para dormir à noite, claro, isso não seria seguro! No entanto, servia para passar um dia mais tranquilo com eles perto de mim e sem ter que levantar muitas vezes para atender a um e a outro. O chão era meu melhor amigo.
10. Fique feliz com o atingimento de pequenos gols
Passar de quatro mamadas para três. Ou se um bebê já consegue voltar a dormir sozinho quando acorda no meio da noite. Ou ainda, os despertares passam de 5-6 a noite para 2-3 despertares. São gols que precisam ser comemorados. Celebre as pequenas conquistas.
Espero que essas dicas ajudem vocês a ter um dia e uma noite mais tranquila! Até o mês que vem!
Assista também esse vídeo no Canal MdM com dicas de sons que ajudam o bebê a dormir: